“Um lugar de movimento”: a trajetória histórica das apropriações dos espaços da Galeria do Ouvidor em Belo Horizonte (MG)

Authors

  • José Vitor Palhares Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) http://orcid.org/0000-0002-9190-3875
  • Gabriel Farias Alves Correia Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
  • Alexandre de Pádua Carrieri Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

DOI:

https://doi.org/10.21446/scg_ufrj.v0i0.20093

Keywords:

Cidades, Espaços, Galeria do Ouvidor.

Abstract

Estudos que englobam a temática da apropriação dos espaços de passagens e das galerias comerciais de cidades brasileiras têm sido pouco explorados nos Estudos Organizacionais. Devido à importância da Galeria do Ouvidor em Belo Horizonte e a necessidade de evidenciar as histórias desses espaços de passagens, o objetivo desta pesquisa foi compreender a trajetória histórica das apropriações da Galeria do Ouvidor pelos comerciantes que a ocupam. Por meio de observações sistemáticas e da Análise Linguística do Discurso de narrativas de história oral temáticas, buscamos demonstrar as diversas maneiras que, historicamente, o espaço da galeria fora apropriado pelos ouvidorenses. Os resultados da pesquisa evidenciaram que as relações sociais e simbólicas estabelecidas na galeria desde a sua construção até os dias atuais são caracterizadas pela dinamicidade. Aos poucos, os ouvidorenses acabam por (re)construir e (re)apropriar os espaços da galeria, distantes de serem considerados como simples passagens. Assim, este estudo oportunizou compreendermos diversas apropriações de um espaço marcado pela história, incrustado de memória urbana, e que ainda hoje é considerado um lugar turístico e referência na capital mineira.

Author Biographies

José Vitor Palhares, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

Professor de Administração no Instituto Federal Farroupilha. Doutorando e mestre em Administração pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Membro do Núcleo de Estudos Organizacionais e Sociedade.

Gabriel Farias Alves Correia, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

Mestrando e Bacharel em Administração pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Membro do Núcleo de Estudos Organizacionais e Sociedade (NEOS)

Alexandre de Pádua Carrieri, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

Professor titular na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Coordenador do Núcleo de Estudos Organizacionais e Sociedade (NEOS)

Published

2021-02-04