“Um lugar de movimento”: a trajetória histórica das apropriações dos espaços da Galeria do Ouvidor em Belo Horizonte (MG)

José Vitor Palhares, Gabriel Farias Alves Correia, Alexandre de Pádua Carrieri

Abstract


Estudos que englobam a temática da apropriação dos espaços de passagens e das galerias comerciais de cidades brasileiras têm sido pouco explorados nos Estudos Organizacionais. Devido à importância da Galeria do Ouvidor em Belo Horizonte e a necessidade de evidenciar as histórias desses espaços de passagens, o objetivo desta pesquisa foi compreender a trajetória histórica das apropriações da Galeria do Ouvidor pelos comerciantes que a ocupam. Por meio de observações sistemáticas e da Análise Linguística do Discurso de narrativas de história oral temáticas, buscamos demonstrar as diversas maneiras que, historicamente, o espaço da galeria fora apropriado pelos ouvidorenses. Os resultados da pesquisa evidenciaram que as relações sociais e simbólicas estabelecidas na galeria desde a sua construção até os dias atuais são caracterizadas pela dinamicidade. Aos poucos, os ouvidorenses acabam por (re)construir e (re)apropriar os espaços da galeria, distantes de serem considerados como simples passagens. Assim, este estudo oportunizou compreendermos diversas apropriações de um espaço marcado pela história, incrustado de memória urbana, e que ainda hoje é considerado um lugar turístico e referência na capital mineira.


Keywords


Cidades; Espaços; Galeria do Ouvidor.



DOI: https://doi.org/10.21446/scg_ufrj.v0i0.20093

Refbacks

  • There are currently no refbacks.


Copyright (c) 2018 José Vitor Palhares, Gabriel Farias Alves Correia, Alexandre de Pádua Carrieri

Creative Commons License
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.

Indexes: 

Directory of Open Access Journals Scholar   EBSCO   

 
-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Vínculo Institucional:

Programa de Pós-Graduação em Ciências Contábeis 
Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) 
Av. Pasteur, 250 - Urca - Rio de Janeiro - 22.290-240 
Tel./Fax: (21) 3938-5119

Ficha Catalográfica:

Sociedade, Contabilidade e Gestão [recurso eletrônico]/ Programa de Pós-Graduação em Ciências Contábeis da Universidade Federal do Rio de Janeiro. -- v. 1, n. 1, 2° semestre de 2006 -- Rio de Janeiro: UFRJ, 2006-.v. 
Quadrimestral 
Semestral 2006-2012
ISSN 1982-7342

1. Contabilidade e Gestão. I. Universidade Federal do Rio de Janeiro -- Faculdade de Administração e Ciências Contábeis.