Governança e Legitimidade: uma Análise da Configuração do Discurso da Petrobras aos Reguladores

Gabriela de Abreu Passos, Mayla Cristina Costa

Resumo


O objetivo deste artigo é analisar a configuração e o comportamento do discurso da Petrobras nas citações à órgãos reguladores, especificamente, Tribunal de Contas da União e Comissão de Valores Mobiliários, em comunicados e fatos relevantes para o mercado. A Governança é compreendida aqui, como produto da pluralidade de atores que interagem na sociedade. Nesse sentido, considera-se que as práticas discursivas que integram a transparência – um dos elementos da Governança – são racionalizadas e exercem influência na percepção do mercado e na legitimidade da organização. Utiliza-se da abordagem qualitativa e a técnica de análise de conteúdo, por meio da coleta de Comunicados e Fatos Relevantes divulgados pela companhia, no período de 2005 a 2018. O resultado demonstra três configurações do discurso: (i) defesa; (ii) subordinação; e (iii) validade da ação. Observou-se que o comportamento discursivo nas referências aos órgãos reguladores apresenta diferenças ao longo do tempo, em que foram utilizados mecanismos de repetição, intertextualidade e interdiscursividade para legitimar as ações da companhia. Por fim, procura-se contribuir com a literatura dos estudos organizacionais e da área de contabilidade, com os gestores e aos responsáveis pelas divulgações das entidades, ao evidenciar a importância de se observar a linguagem e as configurações do discurso contido nas publicações emitidas a mercado, em busca de um mercado mais transparente e de um sistema de  governança mais justo para os distintos atores envolvidos.

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.21446/scg_ufrj.v14i4.26948

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2020 Gabriela de Abreu Passos, Mayla Cristina Costa

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

Indexadores: 

Directory of Open Access Journals Scholar  EBSCO   

 
-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Vínculo Institucional:

Programa de Pós-Graduação em Ciências Contábeis 
Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) 
Av. Pasteur, 250 - Urca - Rio de Janeiro - 22.290-240 
Tel./Fax: (21) 3938-5119

Ficha Catalográfica:

Sociedade, Contabilidade e Gestão [recurso eletrônico]/ Programa de Pós-Graduação em Ciências Contábeis da Universidade Federal do Rio de Janeiro. -- v. 1, n. 1, 2° semestre de 2006 -- Rio de Janeiro: UFRJ, 2006-.v. 
Quadrimestral 
Semestral 2006-2012
ISSN 1982-7342

1. Contabilidade e Gestão. I. Universidade Federal do Rio de Janeiro -- Faculdade de Administração e Ciências Contábeis.