Governança e Legitimidade: uma Análise da Configuração do Discurso da Petrobras aos Reguladores

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DOI:

https://doi.org/10.21446/scg_ufrj.v14i4.26948

Resumo

O objetivo deste artigo é analisar a configuração e o comportamento do discurso da Petrobras nas citações à órgãos reguladores, especificamente, Tribunal de Contas da União e Comissão de Valores Mobiliários, em comunicados e fatos relevantes para o mercado. A Governança é compreendida aqui, como produto da pluralidade de atores que interagem na sociedade. Nesse sentido, considera-se que as práticas discursivas que integram a transparência – um dos elementos da Governança – são racionalizadas e exercem influência na percepção do mercado e na legitimidade da organização. Utiliza-se da abordagem qualitativa e a técnica de análise de conteúdo, por meio da coleta de Comunicados e Fatos Relevantes divulgados pela companhia, no período de 2005 a 2018. O resultado demonstra três configurações do discurso: (i) defesa; (ii) subordinação; e (iii) validade da ação. Observou-se que o comportamento discursivo nas referências aos órgãos reguladores apresenta diferenças ao longo do tempo, em que foram utilizados mecanismos de repetição, intertextualidade e interdiscursividade para legitimar as ações da companhia. Por fim, procura-se contribuir com a literatura dos estudos organizacionais e da área de contabilidade, com os gestores e aos responsáveis pelas divulgações das entidades, ao evidenciar a importância de se observar a linguagem e as configurações do discurso contido nas publicações emitidas a mercado, em busca de um mercado mais transparente e de um sistema de  governança mais justo para os distintos atores envolvidos.

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Publicado

2020-01-02

Edição

Seção

ESPECIAL: Qualitative, Critical and Interpretive Accounting Studies