Você foi Adicionado! A Participação em Grupos e a Intenção de Uso do WhatsApp a partir dos Fatores da Personalidade
DOI:
https://doi.org/10.21446/scg_ufrj.v0i0.28629Keywords:
Aplicativo, Grupos, Indivíduos, Tecnologias, Redes Sociais VirtuaisAbstract
Os traços de personalidade determinam os comportamentos de um indivíduo em diferentes aspectos da vida, incluindo sua intenção e uso de tecnologias. Assim, este artigo teve como objetivo verificar as relações entre os fatores da personalidade do indivíduo e sua intenção de uso do WhatsApp e a participação em grupos neste aplicativo. Realizou-se uma pesquisa survey, com 401 usuários do aplicativo. Foram utilizados três modelos teóricos, o Inventário dos Cinco Grandes Fatores da Personalidade (CGF) que foi validado no Brasil por Andrade (2008); o constructo Intenção Comportamental de Uso, da Teoria Unificada de Aceitação e Uso da Tecnologia (Unified Theory of Acceptance) – UTAUT, desenvolvido por Venkatesh et al. (2003); e o nível de participação em grupos, baseado em Bronstein et al. (2016). A análise dos resultados demonstrou que, das onze hipóteses propostas, cinco foram suportadas, indicando que pessoas extrovertidas e com altos níveis de Neuroticismo possuem intenção de usar o WhatsApp. Também foi constatado que os indivíduos que apresentam altos escores na dimensão Abertura e que são extrovertidos tendem a participar de grupos nessa rede social. Por fim, verificou-se que a intenção de uso do WhatsApp afeta positivamente a participação em grupos no aplicativo. Comprovou-se, assim, que as pessoas possuem motivações e interesses em relação às redes sociais virtuais de acordo com seus traços de personalidade, o que implica em considerar diferentes estratégias de comunicação e plataformas digitais para tornar o canal online uma ferramenta eficaz de comunicação e interação.Downloads
Additional Files
Published
2021-02-04
Issue
Section
Estratégia, Organizações, e Gestão da Informação
License
COPYRIGHT: The author retains, without restrictions, the rights to his work.
REUSE RIGHTS: The SCG Journal adopts the Creative Commons License, CC BY-NC, non-commercial attribution according to the Open Access Policy to knowledge adopted by the UFRJ Journal Portal. With this license it is allowed to access, download, copy, print, share, reuse, and distribute the articles, as long as it is for non-commercial use and with the citation of the source, giving due credit of authorship and mentioning the SCG Journal. In such cases, no permission is required from the authors or publishers.
AUTHORS' DEPOSIT RIGHTS/SELF ARCHIVING: Authors are encouraged to archive the published version with the link to their article in the SCG Journal in institutional repositories.