Você foi Adicionado! A Participação em Grupos e a Intenção de Uso do WhatsApp a partir dos Fatores da Personalidade

Daiane Lindner Radons, Monize Sâmara Visentini, Mauri Leodir Löbler

Resumo


Os traços de personalidade determinam os comportamentos de um indivíduo em diferentes aspectos da vida, incluindo sua intenção e uso de tecnologias. Assim, este artigo teve como objetivo verificar as relações entre os fatores da personalidade do indivíduo e sua intenção de uso do WhatsApp e a participação em grupos neste aplicativo. Realizou-se uma pesquisa survey, com 401 usuários do aplicativo. Foram utilizados três modelos teóricos, o Inventário dos Cinco Grandes Fatores da Personalidade (CGF) que foi validado no Brasil por Andrade (2008); o constructo Intenção Comportamental de Uso, da Teoria Unificada de Aceitação e Uso da Tecnologia (Unified Theory of Acceptance) – UTAUT, desenvolvido por Venkatesh et al. (2003); e o nível de participação em grupos, baseado em Bronstein et al. (2016). A análise dos resultados demonstrou que, das onze hipóteses propostas, cinco foram suportadas, indicando que pessoas extrovertidas e com altos níveis de Neuroticismo possuem intenção de usar o WhatsApp. Também foi constatado que os indivíduos que apresentam altos escores na dimensão Abertura e que são extrovertidos tendem a participar de grupos nessa rede social. Por fim, verificou-se que a intenção de uso do WhatsApp afeta positivamente a participação em grupos no aplicativo. Comprovou-se, assim, que as pessoas possuem motivações e interesses em relação às redes sociais virtuais de acordo com seus traços de personalidade, o que implica em considerar diferentes estratégias de comunicação e plataformas digitais para tornar o canal online uma ferramenta eficaz de comunicação e interação.

Palavras-chave


Aplicativo; Grupos; Indivíduos; Tecnologias; Redes Sociais Virtuais

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.21446/scg_ufrj.v0i0.28629

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2018 Daiane Lindner Radons, Monize Sâmara Visentini, Mauri Leodir Löbler

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

Indexadores: 

Directory of Open Access Journals Scholar  EBSCO   

 
-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Vínculo Institucional:

Programa de Pós-Graduação em Ciências Contábeis 
Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) 
Av. Pasteur, 250 - Urca - Rio de Janeiro - 22.290-240 
Tel./Fax: (21) 3938-5119

Ficha Catalográfica:

Sociedade, Contabilidade e Gestão [recurso eletrônico]/ Programa de Pós-Graduação em Ciências Contábeis da Universidade Federal do Rio de Janeiro. -- v. 1, n. 1, 2° semestre de 2006 -- Rio de Janeiro: UFRJ, 2006-.v. 
Quadrimestral 
Semestral 2006-2012
ISSN 1982-7342

1. Contabilidade e Gestão. I. Universidade Federal do Rio de Janeiro -- Faculdade de Administração e Ciências Contábeis.