Você foi Adicionado! A Participação em Grupos e a Intenção de Uso do WhatsApp a partir dos Fatores da Personalidade

Authors

DOI:

https://doi.org/10.21446/scg_ufrj.v0i0.28629

Keywords:

Aplicativo, Grupos, Indivíduos, Tecnologias, Redes Sociais Virtuais

Abstract

Os traços de personalidade determinam os comportamentos de um indivíduo em diferentes aspectos da vida, incluindo sua intenção e uso de tecnologias. Assim, este artigo teve como objetivo verificar as relações entre os fatores da personalidade do indivíduo e sua intenção de uso do WhatsApp e a participação em grupos neste aplicativo. Realizou-se uma pesquisa survey, com 401 usuários do aplicativo. Foram utilizados três modelos teóricos, o Inventário dos Cinco Grandes Fatores da Personalidade (CGF) que foi validado no Brasil por Andrade (2008); o constructo Intenção Comportamental de Uso, da Teoria Unificada de Aceitação e Uso da Tecnologia (Unified Theory of Acceptance) – UTAUT, desenvolvido por Venkatesh et al. (2003); e o nível de participação em grupos, baseado em Bronstein et al. (2016). A análise dos resultados demonstrou que, das onze hipóteses propostas, cinco foram suportadas, indicando que pessoas extrovertidas e com altos níveis de Neuroticismo possuem intenção de usar o WhatsApp. Também foi constatado que os indivíduos que apresentam altos escores na dimensão Abertura e que são extrovertidos tendem a participar de grupos nessa rede social. Por fim, verificou-se que a intenção de uso do WhatsApp afeta positivamente a participação em grupos no aplicativo. Comprovou-se, assim, que as pessoas possuem motivações e interesses em relação às redes sociais virtuais de acordo com seus traços de personalidade, o que implica em considerar diferentes estratégias de comunicação e plataformas digitais para tornar o canal online uma ferramenta eficaz de comunicação e interação.

Published

2021-02-04

Issue

Section

Estratégia, Organizações, e Gestão da Informação