QUEM TEM MEDO DE SE COMUNICAR? ANÁLISE DA APREENSÃO NA COMUNICAÇÃO DE ESTUDANTES DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS
DOI:
https://doi.org/10.21446/scg_ufrj.v0i0.30366Keywords:
Comunicação Oral, Comunicação Verbal, Apreensão na Comunicação, Ciências Contábeis.Abstract
O presente artigo tem como objetivo analisar a percepção dos discentes do curso de Ciências Contábeis acerca do sentimento de apreensão no desenvolvimento de textos escritos e orais, elementos essenciais para o desenvolvimento das competências de Comunicação. A apreensão na comunicação é um obstáculo que os estudantes enfrentam ao tentar melhorar sua habilidade de comunicação, a depender do nível de apreensão, é passível de um bloqueio tão grande no estudante, que o mesmo não consegue se expressar. Para alcançar o objetivo proposto, aplicou- se um questionário que visa coletar dados acerca do nível de apreensão oral e escrita de estudantes, por meio dos instrumentos WCA-6 e PRCA-24, já consolidados perante a literatura acerca do tema. Os resultados apontam que no âmbito da comunicação oral, existe um maior nível de apreensão, que acontece quando o estudante trabalha em grupo e inicia uma conversa informal. Elementos estatísticos nos mostram que a apreensão também se faz presente na modalidade de comunicação escrita. Ao comparar grupos de controle, a variável Sexo foi significante, ou seja, as mulheres apresentaram um nível mais elevado de apreensão, tendo em vista o ambiente historicamente masculino da contabilidade. A análise dos níveis de apreensão pode auxiliar os docentes, coordenadores de cursos e órgãos reguladores a (re)pensar estratégias para diminuir a apreensão e melhorar o desenvolvimento dessa habilidade.
References
AMEEN, Elsie; BRUNS, Sharon M.; JACKSON, Cynthia. Communication skills and accounting: do perceptions match reality?. The CPA Journal, v. 80, n. 7, p. 63, 2010.
ARQUERO, José L. et al. Accounting students and communication apprehension: a study of Spanish and UK students. European Accounting Review, v. 16, n. 2, p. 299-322, 2007.
ARQUERO, J. L.; FERNANDEZ-POLVILLO, C.; HASSALL, T.; JOYCE, J. Properties of a
short measure for written communication apprehension in university students. In: ICERI conference. Anais… Madrid, Espanha, 2012.
ARQUERO, J. L.; FERNANDEZ-POLVILLO, C.; HASSALL, T.; JOYCE, J. Relationships
between communication apprehension, ambiguity tolerance and learning styles in accounting students. Revista de Contabilidad, v. 20, n. 1, p. 13-24, 2017.
BEATON, D. E.; BOMBARDIER, C.; GUILLEMIN, F.; FERRAZ, M. B. Guidelines for the
process of cross-cultural adaptation of self-report measures. Spine, v. 25, n. 24, p. 3186-3191, 2000.
BYRNE, M.; FLOOD, B.; SHANAHAN, D. A qualitative exploration of oral communication apprehension. Accounting Education, v. 21, n. 6, p. 565-581, 2012.
CLEVENGER JR, Theodore. A synthesis of experimental research in stage fright. Quarterly Journal of Speech, v. 45, n. 2, p. 134-145, 1959.
CONSELHO NACIONAL DE EDUCAÇÃO [CNE]. Resolução nº 10 de 16 de dezembro de 2004. Diretrizes curriculares para o curso de graduação em Ciências Contábeis, 2004. Acesso em 02 de fevereiro de 2018, disponível em http://portal.mec.gov. br/cne/arquivos/pdf/rces010_04.pdf
CORNACCHIONE JR, E.B.; TROMBETTA, M.R. Um estudo empírico da percepção dos alunos de Contabilidade sobre as habilidades de comunicação adquiridas na graduação. Revista Brasileira de Contabilidade. v. 152, p. 82-97, 2005.
FENILI, Rosangela Maria et al. Repensando a avaliação da aprendizagem. Revista Eletrônica de enfermagem, v. 4, n. 2, 2002.
GARDNER, Clare T. et al. Oral and written communication apprehension in accounting students: Curriculum impacts and impacts on academic performance. Accounting Education, v. 14, n. 3, p. 313-336, 2005.
GIL, Antonio Carlos. Didática do ensino superior. Atlas, 2015.
GILKINSON, Howard. Social fears as reported by students in college speech classes. Communications Monographs, v. 9, n. 1, p. 141-160, 1942.
HAYNES, K. Accounting as gendering and gendered: A review of 25 years of critical accounting research on gender. Critical Perspectives on Accounting, v. 43, p.110-124, 2017.
HIRSCH, M.; ANDERSON, R.; GABRIEL, S. Accounting & communication. Cincinnati: South-Western Publishing Co, 1994.
International Accounting Education Standards Board [IAESB]. Handbook of International Education Pronouncements. 2017.
LAWSON, Raef A. et al. Thoughts on competency integration in accounting education. Issues in Accounting Education, v. 30, n. 3, p. 149-171, 2015.
LEHMAN, Cheryl R. “Herstory” in accounting: The first eighty years. Accounting, Organizations and Society, v. 17, n. 3-4, p. 261-285, 1992.
LIGUORI, Maíra. O machismo também mora nos detalhes. São Paulo, 2015. Disponível em:
<http://thinkolga.com/2015/04/09/o-machismo-tambem-mora-nos-detalhes>. Acesso em: 12 maio 2016.
LIMA, J.P.R.; ARAUJO, A.M.P. Perfil do egresso e habilidades esperadas: análise dos projetos político-pedagógicos dos cursos de ciências contábeis das universidades públicas do estado de São Paulo. In: V Congresso Brasileiro de Educação. Anais... Bauru, SP, Brasil, 2015.
MARIN, T. I. S.; LIMA, S. J.; CASA NOVA, S. P. C. Formação do Contador - o que o Mercado quer, é o que ele tem? um Estudo sobre o Perfil Profissional dos Alunos de Ciências Contábeis da FEA-USP. Contabilidade Vista & Revista, v. 25, n. 2, p. 59-83, 2014.
MCCROSKEY, J.C. The communication apprehension perspective. Beberly Hills, CA: Sage Publications, 1984.
MCCROSKEY, J.C.; DALY, J.A.; SORENSEN, G. Personality correlates of communication aprrehension: A research note. Human communication research. v. 2, n. 4, p. 376-380, 1976. Disponível em: https://doi.org/10.1111/j.1468-2958.1976.tb00498.x
MIRANDA, C. S.; SOUZA, T. C.; LIMA, J. P. R. O Perfil Esperado Vs Encontrado nos Profissionais Contábeis Recém-Formados. In: Congresso UnB de Contabilidade e Governança, 2017, Brasília. Anais do III Congresso UnB de Contabilidade e Governança, 2017.
PHILLIPS, Gerald M. Reticence: Pathology of the normal speaker. Communications Monographs, v. 35, n. 1, p. 39-49, 1968.
SIMONS, K.; HIGGINS, M.; LOWE, D. A profile of communication apprehension in accounting majors: Implications for teaching and curriculum revision. Journal of Accounting Education, v. 13, n. 2, p. 159-176, 1995.
SIRIWARDANE, H. P.; LOW, K. Y.; BLIETZ, D. Making entry-level accountants better communicators: A Singapore-based study of communication tasks, skills, and attributes. Journal of Accounting Education, v. 33, n. 4, p. 332-347, 2015.
SITHOLE, Seedwell. Quality in accounting graduates: employer expectations of the graduate skills in the Bachelor of Accounting degree. European Scientific Journal, v. 11, n. 22, p. 165- 180, 2015.
WERBA, G. C.; CARVALHO, M. C. Não nos deixam falar, então não somos interrompidas: a linguagem sexista propagando a discriminação de gênero. Conversas Interdisciplinares, v. 14, n. 1, 2018.
Downloads
Additional Files
Published
Issue
Section
License
COPYRIGHT: The author retains, without restrictions, the rights to his work.
REUSE RIGHTS: The SCG Journal adopts the Creative Commons License, CC BY-NC, non-commercial attribution according to the Open Access Policy to knowledge adopted by the UFRJ Journal Portal. With this license it is allowed to access, download, copy, print, share, reuse, and distribute the articles, as long as it is for non-commercial use and with the citation of the source, giving due credit of authorship and mentioning the SCG Journal. In such cases, no permission is required from the authors or publishers.
AUTHORS' DEPOSIT RIGHTS/SELF ARCHIVING: Authors are encouraged to archive the published version with the link to their article in the SCG Journal in institutional repositories.