QUEM TEM MEDO DE SE COMUNICAR? ANÁLISE DA APREENSÃO NA COMUNICAÇÃO DE ESTUDANTES DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS

Authors

DOI:

https://doi.org/10.21446/scg_ufrj.v0i0.30366

Keywords:

Comunicação Oral, Comunicação Verbal, Apreensão na Comunicação, Ciências Contábeis.

Abstract

O presente artigo tem como objetivo analisar a percepção dos discentes do curso de Ciências Contábeis acerca do sentimento de apreensão no desenvolvimento de textos escritos e orais, elementos essenciais para o desenvolvimento das competências de Comunicação. A apreensão na comunicação é um obstáculo que os estudantes enfrentam ao tentar melhorar sua habilidade de comunicação, a depender do nível de apreensão, é passível de um bloqueio tão grande no estudante, que o mesmo não consegue se expressar. Para alcançar o objetivo proposto, aplicou- se um questionário que visa coletar dados acerca do nível de apreensão oral e escrita de estudantes, por meio dos instrumentos WCA-6 e PRCA-24, já consolidados perante a literatura acerca do tema. Os resultados apontam que no âmbito da comunicação oral, existe um maior nível de apreensão, que acontece quando o estudante trabalha em grupo e inicia uma conversa informal. Elementos estatísticos nos mostram que a apreensão também se faz presente na modalidade de comunicação escrita. Ao comparar grupos de controle, a variável Sexo foi significante, ou seja, as mulheres apresentaram um nível mais elevado de apreensão, tendo em vista o ambiente historicamente masculino da contabilidade. A análise dos níveis de apreensão pode auxiliar os docentes, coordenadores de cursos e órgãos reguladores a (re)pensar estratégias para diminuir a apreensão e melhorar o desenvolvimento dessa habilidade.

References

AMEEN, Elsie; BRUNS, Sharon M.; JACKSON, Cynthia. Communication skills and accounting: do perceptions match reality?. The CPA Journal, v. 80, n. 7, p. 63, 2010.

ARQUERO, José L. et al. Accounting students and communication apprehension: a study of Spanish and UK students. European Accounting Review, v. 16, n. 2, p. 299-322, 2007.

ARQUERO, J. L.; FERNANDEZ-POLVILLO, C.; HASSALL, T.; JOYCE, J. Properties of a

short measure for written communication apprehension in university students. In: ICERI conference. Anais… Madrid, Espanha, 2012.

ARQUERO, J. L.; FERNANDEZ-POLVILLO, C.; HASSALL, T.; JOYCE, J. Relationships

between communication apprehension, ambiguity tolerance and learning styles in accounting students. Revista de Contabilidad, v. 20, n. 1, p. 13-24, 2017.

BEATON, D. E.; BOMBARDIER, C.; GUILLEMIN, F.; FERRAZ, M. B. Guidelines for the

process of cross-cultural adaptation of self-report measures. Spine, v. 25, n. 24, p. 3186-3191, 2000.

BYRNE, M.; FLOOD, B.; SHANAHAN, D. A qualitative exploration of oral communication apprehension. Accounting Education, v. 21, n. 6, p. 565-581, 2012.

CLEVENGER JR, Theodore. A synthesis of experimental research in stage fright. Quarterly Journal of Speech, v. 45, n. 2, p. 134-145, 1959.

CONSELHO NACIONAL DE EDUCAÇÃO [CNE]. Resolução nº 10 de 16 de dezembro de 2004. Diretrizes curriculares para o curso de graduação em Ciências Contábeis, 2004. Acesso em 02 de fevereiro de 2018, disponível em http://portal.mec.gov. br/cne/arquivos/pdf/rces010_04.pdf

CORNACCHIONE JR, E.B.; TROMBETTA, M.R. Um estudo empírico da percepção dos alunos de Contabilidade sobre as habilidades de comunicação adquiridas na graduação. Revista Brasileira de Contabilidade. v. 152, p. 82-97, 2005.

FENILI, Rosangela Maria et al. Repensando a avaliação da aprendizagem. Revista Eletrônica de enfermagem, v. 4, n. 2, 2002.

GARDNER, Clare T. et al. Oral and written communication apprehension in accounting students: Curriculum impacts and impacts on academic performance. Accounting Education, v. 14, n. 3, p. 313-336, 2005.

GIL, Antonio Carlos. Didática do ensino superior. Atlas, 2015.

GILKINSON, Howard. Social fears as reported by students in college speech classes. Communications Monographs, v. 9, n. 1, p. 141-160, 1942.

HAYNES, K. Accounting as gendering and gendered: A review of 25 years of critical accounting research on gender. Critical Perspectives on Accounting, v. 43, p.110-124, 2017.

HIRSCH, M.; ANDERSON, R.; GABRIEL, S. Accounting & communication. Cincinnati: South-Western Publishing Co, 1994.

International Accounting Education Standards Board [IAESB]. Handbook of International Education Pronouncements. 2017.

LAWSON, Raef A. et al. Thoughts on competency integration in accounting education. Issues in Accounting Education, v. 30, n. 3, p. 149-171, 2015.

LEHMAN, Cheryl R. “Herstory” in accounting: The first eighty years. Accounting, Organizations and Society, v. 17, n. 3-4, p. 261-285, 1992.

LIGUORI, Maíra. O machismo também mora nos detalhes. São Paulo, 2015. Disponível em:

<http://thinkolga.com/2015/04/09/o-machismo-tambem-mora-nos-detalhes>. Acesso em: 12 maio 2016.

LIMA, J.P.R.; ARAUJO, A.M.P. Perfil do egresso e habilidades esperadas: análise dos projetos político-pedagógicos dos cursos de ciências contábeis das universidades públicas do estado de São Paulo. In: V Congresso Brasileiro de Educação. Anais... Bauru, SP, Brasil, 2015.

MARIN, T. I. S.; LIMA, S. J.; CASA NOVA, S. P. C. Formação do Contador - o que o Mercado quer, é o que ele tem? um Estudo sobre o Perfil Profissional dos Alunos de Ciências Contábeis da FEA-USP. Contabilidade Vista & Revista, v. 25, n. 2, p. 59-83, 2014.

MCCROSKEY, J.C. The communication apprehension perspective. Beberly Hills, CA: Sage Publications, 1984.

MCCROSKEY, J.C.; DALY, J.A.; SORENSEN, G. Personality correlates of communication aprrehension: A research note. Human communication research. v. 2, n. 4, p. 376-380, 1976. Disponível em: https://doi.org/10.1111/j.1468-2958.1976.tb00498.x

MIRANDA, C. S.; SOUZA, T. C.; LIMA, J. P. R. O Perfil Esperado Vs Encontrado nos Profissionais Contábeis Recém-Formados. In: Congresso UnB de Contabilidade e Governança, 2017, Brasília. Anais do III Congresso UnB de Contabilidade e Governança, 2017.

PHILLIPS, Gerald M. Reticence: Pathology of the normal speaker. Communications Monographs, v. 35, n. 1, p. 39-49, 1968.

SIMONS, K.; HIGGINS, M.; LOWE, D. A profile of communication apprehension in accounting majors: Implications for teaching and curriculum revision. Journal of Accounting Education, v. 13, n. 2, p. 159-176, 1995.

SIRIWARDANE, H. P.; LOW, K. Y.; BLIETZ, D. Making entry-level accountants better communicators: A Singapore-based study of communication tasks, skills, and attributes. Journal of Accounting Education, v. 33, n. 4, p. 332-347, 2015.

SITHOLE, Seedwell. Quality in accounting graduates: employer expectations of the graduate skills in the Bachelor of Accounting degree. European Scientific Journal, v. 11, n. 22, p. 165- 180, 2015.

WERBA, G. C.; CARVALHO, M. C. Não nos deixam falar, então não somos interrompidas: a linguagem sexista propagando a discriminação de gênero. Conversas Interdisciplinares, v. 14, n. 1, 2018.

Published

2021-02-04

Issue

Section

Ensino e Pesquisa