QUEM TEM MEDO DE SE COMUNICAR? ANÁLISE DA APREENSÃO NA COMUNICAÇÃO DE ESTUDANTES DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21446/scg_ufrj.v0i0.30366

Palavras-chave:

Comunicação Oral, Comunicação Verbal, Apreensão na Comunicação, Ciências Contábeis.

Resumo

O presente artigo tem como objetivo analisar a percepção dos discentes do curso de Ciências Contábeis acerca do sentimento de apreensão no desenvolvimento de textos escritos e orais, elementos essenciais para o desenvolvimento das competências de Comunicação. A apreensão na comunicação é um obstáculo que os estudantes enfrentam ao tentar melhorar sua habilidade de comunicação, a depender do nível de apreensão, é passível de um bloqueio tão grande no estudante, que o mesmo não consegue se expressar. Para alcançar o objetivo proposto, aplicou- se um questionário que visa coletar dados acerca do nível de apreensão oral e escrita de estudantes, por meio dos instrumentos WCA-6 e PRCA-24, já consolidados perante a literatura acerca do tema. Os resultados apontam que no âmbito da comunicação oral, existe um maior nível de apreensão, que acontece quando o estudante trabalha em grupo e inicia uma conversa informal. Elementos estatísticos nos mostram que a apreensão também se faz presente na modalidade de comunicação escrita. Ao comparar grupos de controle, a variável Sexo foi significante, ou seja, as mulheres apresentaram um nível mais elevado de apreensão, tendo em vista o ambiente historicamente masculino da contabilidade. A análise dos níveis de apreensão pode auxiliar os docentes, coordenadores de cursos e órgãos reguladores a (re)pensar estratégias para diminuir a apreensão e melhorar o desenvolvimento dessa habilidade.

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Publicado

2021-02-04

Edição

Seção

Ensino e Pesquisa