Os Paradoxos Tecnológicos no Consumo de Smartphones por Idosos
Abstract
Paradoxos tecnológicos são qualidades contraditórias presentes em uma mesma tecnologia, capazes de afetar a experiência de consumo. Devido os estudos sobre o tema se concentrarem na investigação de adultos jovens, pouco se sabe sobre as dualidades associadas ao consumo de tecnologias por idosos. Assim, esse artigo busca identificar os paradoxos tecnológicos associados ao consumo de smartphones por idosos. Foram conduzidos grupo de foco e entrevistas em profundidade com 20 consumidores cariocas de 65 a 85 anos, que usavam smartphone. Os dados apontam que esses consumidores experimentam 5 paradoxos tecnológicos, capazes de gerar mais experiências de consumo mais negativas do que positivas. O uso majoritário de estratégias de resistência sugere a dificuldade desses idosos em lidar com tais paradoxos, o que faz com que optem, primordialmente, por se afastar da tecnologia.
Keywords
Full Text:
PDF (Português (Brasil))DOI: https://doi.org/10.21446/scg_ufrj.v0i0.32566
Refbacks
- There are currently no refbacks.
Copyright (c) 2018 Karla Ferreira Angelkorte, Luis Alexandre Grubits de Paula Pessôa, Natália Contesini Santos

This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Vínculo Institucional: ![]() Programa de Pós-Graduação em Ciências Contábeis Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) Av. Pasteur, 250 - Urca - Rio de Janeiro - 22.290-240 Tel./Fax: (21) 3938-5119 | Ficha Catalográfica: Sociedade, Contabilidade e Gestão [recurso eletrônico]/ Programa de Pós-Graduação em Ciências Contábeis da Universidade Federal do Rio de Janeiro. -- v. 1, n. 1, 2° semestre de 2006 -- Rio de Janeiro: UFRJ, 2006-.v. 1. Contabilidade e Gestão. I. Universidade Federal do Rio de Janeiro -- Faculdade de Administração e Ciências Contábeis. |