Os Paradoxos Tecnológicos no Consumo de Smartphones por Idosos
DOI:
https://doi.org/10.21446/scg_ufrj.v0i0.32566Keywords:
Consumo, Paradoxos Tecnológicos, Smartphone, Idosos.Abstract
Paradoxos tecnológicos são qualidades contraditórias presentes em uma mesma tecnologia, capazes de afetar a experiência de consumo. Devido os estudos sobre o tema se concentrarem na investigação de adultos jovens, pouco se sabe sobre as dualidades associadas ao consumo de tecnologias por idosos. Assim, esse artigo busca identificar os paradoxos tecnológicos associados ao consumo de smartphones por idosos. Foram conduzidos grupo de foco e entrevistas em profundidade com 20 consumidores cariocas de 65 a 85 anos, que usavam smartphone. Os dados apontam que esses consumidores experimentam 5 paradoxos tecnológicos, capazes de gerar mais experiências de consumo mais negativas do que positivas. O uso majoritário de estratégias de resistência sugere a dificuldade desses idosos em lidar com tais paradoxos, o que faz com que optem, primordialmente, por se afastar da tecnologia.
Downloads
Published
Issue
Section
License
COPYRIGHT: The author retains, without restrictions, the rights to his work.
REUSE RIGHTS: The SCG Journal adopts the Creative Commons License, CC BY-NC, non-commercial attribution according to the Open Access Policy to knowledge adopted by the UFRJ Journal Portal. With this license it is allowed to access, download, copy, print, share, reuse, and distribute the articles, as long as it is for non-commercial use and with the citation of the source, giving due credit of authorship and mentioning the SCG Journal. In such cases, no permission is required from the authors or publishers.
AUTHORS' DEPOSIT RIGHTS/SELF ARCHIVING: Authors are encouraged to archive the published version with the link to their article in the SCG Journal in institutional repositories.