Os Paradoxos Tecnológicos no Consumo de Smartphones por Idosos
DOI:
https://doi.org/10.21446/scg_ufrj.v0i0.32566Palavras-chave:
Consumo, Paradoxos Tecnológicos, Smartphone, Idosos.Resumo
Paradoxos tecnológicos são qualidades contraditórias presentes em uma mesma tecnologia, capazes de afetar a experiência de consumo. Devido os estudos sobre o tema se concentrarem na investigação de adultos jovens, pouco se sabe sobre as dualidades associadas ao consumo de tecnologias por idosos. Assim, esse artigo busca identificar os paradoxos tecnológicos associados ao consumo de smartphones por idosos. Foram conduzidos grupo de foco e entrevistas em profundidade com 20 consumidores cariocas de 65 a 85 anos, que usavam smartphone. Os dados apontam que esses consumidores experimentam 5 paradoxos tecnológicos, capazes de gerar mais experiências de consumo mais negativas do que positivas. O uso majoritário de estratégias de resistência sugere a dificuldade desses idosos em lidar com tais paradoxos, o que faz com que optem, primordialmente, por se afastar da tecnologia.
Downloads
Arquivos adicionais
Publicado
Edição
Seção
Licença
DIREITOS DE AUTOR: O autor retém, sem restrições dos direitos sobre sua obra.
DIREITOS DE REUTILIZAÇÃO: O Periódico SCG adota a Licença Creative Commons, CC BY-NC atribuição não comercial conforme a Política de Acesso Aberto ao conhecimento adotado pelo Portal de Periódicos da UFRJ. Com essa licença é permitido acessar, baixar (download), copiar, imprimir, compartilhar, reutilizar e distribuir os artigos, desde que para uso não comercial e com a citação da fonte, conferindo os devidos créditos de autoria e menção à SCG. Nesses casos, nenhuma permissão é necessária por parte dos autores ou dos editores.
DIREITOS DE DEPÓSITO DOS AUTORES/AUTOARQUIVAMENTO: Os autores são estimulados a realizarem o depósito em repositórios institucionais da versão publicada com o link do seu artigo na SCG.