Características Intervenientes na Escolha e Uso de Métodos de Ensino por Professores de Contabilidade
DOI:
https://doi.org/10.21446/scg_ufrj.v0i0.38736Keywords:
Método de ensino, Características docentes, Docência em Contabilidade, Ciências Contábeis, Conhecimento pedagógico do conteúdo.Abstract
O objetivo deste estudo foi analisar características docentes que possuem relação com a escolha e uso de estratégias/métodos de ensino em contabilidade. Foram analisadas as características sexo, atuação profissional, tipo de instituição de ensino superior (IES), idade, tempo de experiencia e tempo de formação em contabilidade dos docentes. A investigação considerou 24 métodos de ensino. Participaram da pesquisa com 79 professores de IES brasileiras. Os dados foram coletados por questionário eletrônico e submetidos a testes de média e análises de correlação. Os resultados indicaram que as técnicas ensino mais frequentemente usadas são os exercícios individuais e as aulas expositivas dialogadas. Em relação ao sexo, verificou-se que as professoras estão mais propensas a usar estratégias que envolvam atividades coletivas do que os professores. Os docentes que possuem outra atividade profissional além do ensino e que atuam em IES privada reportaram usar métodos mais práticos, por exemplo, o estudo de caso e a problematização. Enquanto professores que atuam na prática contábil podem assumir disciplinas mais aplicadas, outros com perfil acadêmico podem assumir disciplinas mais teóricas e de pesquisa acadêmica. Nesse sentido, o background e a composição do corpo docente precisam ser levados em conta pelos coordenadores de curso para potencializar o ensino. Por fim, propõe-se que docentes, em especial os mais jovens, reflitam sobre as suas práticas pedagógicas para verificar se o domínio de mais métodos de ensino é necessário para melhor atender as demandas de seus alunos.
References
ABREU, M. C.; MASETTO, M. T. O professor universitário em aula. São Paulo: MG Editores Associados, 1990.
ALMEIDA, P. C. A.; DAVIS, C. L. F.; CALIL, A. M. G. C.; VILALVA, A. M. Categorias teóricas de Shulman: revisão integrativa no campo da formação docente. Cad. Pesqui, v. 49, n. 174, 130-150, 2019. doi: 10.1590/198053146654.
ANASTASIOU, L. G. C.; ALVES, L. P. Processos de ensinagem na universidade: pressupostos para estratégias de trabalho em aula. Joinville, SC: Univille, 2003.
ANDERE, M. A.; ARAÚJO, A. M. P. Aspectos da formação do professor de ensino superior de Ciências Contábeis: uma análise dos programas de pós-graduação. Revista Contabilidade e Finanças, v. 19, n. 48, 91-102, 2008. doi: 10.1590/S1519-70772008000300008
ANTUNES, C. Professores e Professauros: Reflexões Sobre a Aula e Práticas Pedagógicas Diversas. Petrópolis (RJ). Vozes, 2007.
BOYLE, D. M.; CARPENTER, B. W.; HERMANSON, D. R.; MERO, N. P. Examining the perceptions of professionally oriented accounting faculty. Journal of Accounting Education, v. 33, n. 1, 1-15, 2015. doi: 10.1016/j.jaccedu.2014.10.004.
BALL, L. D.; FORZANI, F. M. (2009). The Work of Teaching and the Challenge for Teacher Education. Journal of Teacher Education, v. 60, n. 5, 497–511. doi: 10.1177/0022487109348479.
ÇAKIR, H.; BICHELMEYER, B. A. Effects of teacher professional characteristics on student achievement: an investigation in blended learning environment with standards-based curriculum. Interactive Learning Environments, v. 24, n. 1, 20–32, 2013. doi:10.1080/10494820.2013.817437.
CLOTFELTER, C. T., LADD, H. F.; VIGDOR, J. L. Teacher credentials and student achievement: Longitudinal analysis with student fixed effects. Economics of Education Review, v. 26, n. 6, 673–682, 2007. doi: 10.1016/j.econedurev.2007.10.002
DARLING-HAMMOND, L.Teacher quality and student achievement: A review of state policy evidence. Education Policy Analysis Archives, v. 8, n. 1, 2000. doi: 10.14507/epaa.v8n1.2000
DELLAPORTAS, S. Reclaiming ‘Sense’ from ‘Cents’ in Accounting Education, Accounting Education, v. 24, n. 6, 445-460, 2015. doi: 10.1080/09639284.2015.1114456.
DUNN, K. A.; HOOKS, K. L.; KOHLBECK, M. J. Preparing Future Accounting Faculty Members to Teach. Issues in Accounting Education, v. 31, n. 2, 155-170, 2016. doi: 10.2308/iace-50989
FERENC, A. V. F.; SARAIVA, A. C. L. C. Os professores universitários, sua formação pedagógica e suas necessidades formativas. In: Dalben, A. I. L. F; Pereira, J. E. D; Leal, L. F. V. & Santos, L. L. C. P. (Orgs.). Convergências e tensões no campo da formação e do trabalho docente: didática, formação docente, trabalho docente. Belo Horizonte: Autêntica, 2010. (Coleção Didática no Ensino Superior).
FERNANDEZ, C. Revisitando a base de conhecimentos e o conhecimento pedagógico do conteúdo (PCK) de professores de Ciências. Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências (Belo Horizonte), v. 17, n. 2, 500-528, 2015. doi: 10.1590/1983-21172015170211.
FERREIRA, M. M.; HILLEN, C. Contribuições da pós-graduação stricto sensu para o aprendizado da docência de professores de contabilidade. Enfoque: Reflexão Contábil (Maringá), v. 34, n. 3, 125-143, 2016. doi: 10.4025/enfoque.v34i3.29031
FINN, S. Academic freedom and the choice of teaching methods. Teaching in Higher Education, v. 25, n. 1, 116-123, 2020. doi: 10.1080/13562517.2019.1672149
GARCIA, C. M. Formação de professores: para uma mudança educativa. Porto: Porto Editora, 1999.
GOPINATH, D. Discourses and Practices in Teaching Methods and Assessment. SAGE Open, V. 5, n. 1, 2015 doi: 10.1177/2158244015573371
GRAHAM, C. M.; KELLY, P; DAWN. W.; VAN HISE, J. One Size Does not Fit all – Different Strategies for Teaching Accounting Ethics. Research on Professional Responsibility and Ethics in Accounting. v. 17, 139-157, 2014. doi: 10.1108/S1574-0765(2013)000017008
GÖKTEPE YILDIZ, S.; GÖKTEPE KÖRPEOĞLU, S. A New Approach for Assessing Teachers’ Teaching Methods Used. Lessons: Game Theoretic Analysis, Acta Didactica Napocensia, v. 12, n. 2, 29-44, 2019. doi: 10.24193/adn.12.2.3
GROSSMAN, P. L. The making of a teacher: teacher knowledge and teacher education. New York: Teachers College Press, 1990.
JAKEMAN, R. C.; HENDERSON, M. M.; HOWARD, L. C. Reflective pedagogy: the integration of methodology and subject-matter content in a graduate-level course. Teaching in Higher Education, 22(2), 207–221, 2016. doi:10.1080/13562517.2016.1237494
JING-JING, H. A critical review of Pedagogical Content Knowledge’ components: nature, principle and trend. International Journal of Education and Research, v. 2, n. 4, 411-424, 2014. Recuperado de: https://www.ijern.com/journal/April-2014/36.pdf
JIA, X.; HU, W.; CAI, F.; WANG, H.; LI; J., RUNCO, M. A.; CHEN, Y. The influence of teaching methods on creative problem finding. Thinking Skills and Creativity, v. 24, 86-94, 2017. doi: 10.1016/j.tsc.2017.02.006
KIND, V. Pedagogical content knowledge in science education: perspectives and potential for progress, Studies in Science Education, v. 45, n. 2, 169-204, 2009. doi: 10.1080/03057260903142285
LEAL, S.; NOVAIS, R. M.; FERNANDEZ, C. Conhecimento pedagógico do conteúdo de “estrutura da matéria” de uma professora de química experiente em aulas de química geral. Ciência & Educação (Bauru), v. 21, 725-742, 2015. doi: 10.1590/1516-731320150030013
MANUEL, K. B.; SILVA, A. C. R.; CRUZ, T. S.; CAVALCANTI, I. T. N. Metodologias de Ensino em Contabilidade: Percepção de Discentes Brasileiros e Angolanos. Revista de Administração e Contabilidade da Faculdade Anísio Teixeira, v. 10, n. 3, 2-18, 2018. Recuperado de: https://www.reacfat.com.br/index.php/reac/article/view/165
MARION, J. C.; GARCIA, E.; CORDEIRO, M. Discussão sobre Metodologias de Ensino Aplicáveis à Contabilidade. Contabilidade Vista & Revista, v. 10, n. 1, 28-33, 2009. Recuperado de: https://revistas.face.ufmg.br/index.php/contabilidadevistaerevista/article/view/132
MIZUKAMI, M. G. N. Ensino: as abordagens do processo. São Paulo: EPU, 2016.
MURRAY, C. C.; SHEREMENKO, G.; ROSE, I. D.; OSUJI, T. A.; RASBERRY, C. N.; LESESNE, C. A.; ROBERTS, G. The Influence of Health Education Teacher Characteristics on Students. Health‐Related Knowledge Gains. Journal of School Health, v. 89, n. 7, 560-568, 2019. doi: 10.1111/josh.12780
PAISEY, C.; PAISEY, N. J. The decline of the professionally-qualified accounting academic: Recruitment into the accounting academic community. Accounting Forum, v. 41, n. 2, 57–76, 2017. doi: 10.1016/j.accfor.2017.02.001
SHULMAN, L. Knowledge and Teaching: Foundations of the New Reform. Harvard Educational Review, v. 57, n. 1, 1–3, 1987. doi: 10.17763/haer.57.1.j463w79r56455411
SHULMAN, L. S. Learning to teach. In: Shulman, L. S. Teaching as a community property: essays on higher education. 115-126, 2004a.
SHULMAN, L. S. Research on teaching: a historical and personal perspective. In: Shulman, L. S. The wisdom of practice: essays on teaching, learning and learning to teach. 363-381, 2004b.
SOUZA, L. M.; AVELINO, B. C.; TAKAMATSU, R. T. Estilos de aprendizagem e influência no processo de ensino-aprendizagem: análise empírica na visão de estudantes de Contabilidade. Revista Ambiente Contábil, v. 9, n. 2, 379-400, 2017. Recuperado de: https://ojs.ccsa.ufrn.br/index.php/contabil/article/view/829
TARDIF, M.; LESSARD, C. O trabalho docente: elementos para uma teoria da docência como profissão e interações humanas. 6ª Ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2011.
TARDIF, M. Saberes docentes e formação profissional. 14ª Ed. Petrópolis: Vozes, 2012.
UIBU, K.; KIKAS, E. Authoritative and authoritarian-inconsistent teachers’ preferences for teaching methods and instructional goals. Education 3-13, v. 42, n. 1, 5–22, 2012.
WOLK, C.; SCHMIDT, T.; SWEENEY, J. Accounting Educators’ Problem-Solving Style and Their Pedagogical Perceptions and Preferences. Journal of Accounting Education, v. 15, n. 4, 469-483, 1997. doi: 10.1016/S0748-5751(97)00022-5
WORDEN, D. The development of content knowledge through teaching practice. Ilha do Desterro, v. 68, n. 1, 105-119, 2015. doi: 10.5007/2175-8026.2015v68n1p105.
WYGAL, D. E.; WATTY, K.; STOUT, D. E. Drivers of Teaching Effectiveness: Views from Accounting Educator Exemplars. Accounting Education, v. 23, n. 4, 2014. doi: 10.1080/09639284.2014.930692
Downloads
Additional Files
Published
Issue
Section
License
COPYRIGHT: The author retains, without restrictions, the rights to his work.
REUSE RIGHTS: The SCG Journal adopts the Creative Commons License, CC BY-NC, non-commercial attribution according to the Open Access Policy to knowledge adopted by the UFRJ Journal Portal. With this license it is allowed to access, download, copy, print, share, reuse, and distribute the articles, as long as it is for non-commercial use and with the citation of the source, giving due credit of authorship and mentioning the SCG Journal. In such cases, no permission is required from the authors or publishers.
AUTHORS' DEPOSIT RIGHTS/SELF ARCHIVING: Authors are encouraged to archive the published version with the link to their article in the SCG Journal in institutional repositories.