Características Intervenientes na Escolha e Uso de Métodos de Ensino por Professores de Contabilidade
DOI:
https://doi.org/10.21446/scg_ufrj.v0i0.38736Palavras-chave:
Método de ensino, Características docentes, Docência em Contabilidade, Ciências Contábeis, Conhecimento pedagógico do conteúdo.Resumo
O objetivo deste estudo foi analisar características docentes que possuem relação com a escolha e uso de estratégias/métodos de ensino em contabilidade. Foram analisadas as características sexo, atuação profissional, tipo de instituição de ensino superior (IES), idade, tempo de experiencia e tempo de formação em contabilidade dos docentes. A investigação considerou 24 métodos de ensino. Participaram da pesquisa com 79 professores de IES brasileiras. Os dados foram coletados por questionário eletrônico e submetidos a testes de média e análises de correlação. Os resultados indicaram que as técnicas ensino mais frequentemente usadas são os exercícios individuais e as aulas expositivas dialogadas. Em relação ao sexo, verificou-se que as professoras estão mais propensas a usar estratégias que envolvam atividades coletivas do que os professores. Os docentes que possuem outra atividade profissional além do ensino e que atuam em IES privada reportaram usar métodos mais práticos, por exemplo, o estudo de caso e a problematização. Enquanto professores que atuam na prática contábil podem assumir disciplinas mais aplicadas, outros com perfil acadêmico podem assumir disciplinas mais teóricas e de pesquisa acadêmica. Nesse sentido, o background e a composição do corpo docente precisam ser levados em conta pelos coordenadores de curso para potencializar o ensino. Por fim, propõe-se que docentes, em especial os mais jovens, reflitam sobre as suas práticas pedagógicas para verificar se o domínio de mais métodos de ensino é necessário para melhor atender as demandas de seus alunos.
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