Tempos de Pandemia: uma Análise do Estresse, Bem-Estar e Características de Pós-Graduandos em Ciências Contábeis

Authors

  • Tais Duarte Silva Universidade Federal de Uberlândia
  • Edvalda Araújo Leal Universidade Federal de Uberlândia

DOI:

https://doi.org/10.21446/scg_ufrj.v0i0.52409

Abstract

As mudanças causadas pela pandemia da Covid-19 são inúmeras, gerando impactos nos mais diversos setores da sociedade, destacando-se, dentre esses impactos, questões referentes ao estado psicológico dos indivíduos, o que tem preocupado os pesquisadores. Destaca-se também o setor educacional, pois, nesse ambiente, diversas adaptações foram necessárias para que o processo de ensino pudesse continuar o mesmo diante das medidas adotadas para conter a pandemia. Diante desse cenário, o presente estudo teve como objetivo identificar o nível de estresse e bem-estar de pós-graduandos em Ciências Contábeis, bem como verificar se existem diferenças significativas quando analisadas caraterísticas acadêmico-profissionais, pessoais e aquelas oriundas do período da pandemia da Covid-19. Para tanto, realizou-se um estudo tipo survey, com aplicação de questionários on-line, tendo sido obtida uma amostra de 317 pós-graduandos de diferentes instituições do Brasil. A partir de testes de diferenças de médias, observou-se que discentes do sexo feminino, bolsistas, com rendas inferiores, não trabalhadores, solteiros e cursando o mestrado apresentaram maiores níveis de estresse e menor bem-estar. Verificou-se também, por meio do teste de correlação, que o medo de contaminação da Covid-19 associou-se positivamente com o estresse e negativamente com o bem-estar dos discentes. Diante dos achados, nota-se que alguns grupos de discentes se mostraram mais vulneráveis quanto a possíveis problemas psicológicos no período pandêmico, destacando-se também o medo dos respondentes de serem ou terem alguém próximo contaminado pela Covid-19. Por fim, ressalta-se a importância do apoio institucional aos discentes nesse período de pandemia, e mesmo no período pós-pandemia, para que possíveis consequências na saúde psicológica dos discentes sejam amenizadas e que eles percebam o acolhimento para prosseguir seus estudos mesmo com as dificuldades percebidas com a disseminação da Covid-19.

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Published

2022-12-20

Issue

Section

Ensino e Pesquisa