Tempos de Pandemia: uma Análise do Estresse, Bem-Estar e Características de Pós-Graduandos em Ciências Contábeis
DOI:
https://doi.org/10.21446/scg_ufrj.v0i0.52409Resumo
As mudanças causadas pela pandemia da Covid-19 são inúmeras, gerando impactos nos mais diversos setores da sociedade, destacando-se, dentre esses impactos, questões referentes ao estado psicológico dos indivíduos, o que tem preocupado os pesquisadores. Destaca-se também o setor educacional, pois, nesse ambiente, diversas adaptações foram necessárias para que o processo de ensino pudesse continuar o mesmo diante das medidas adotadas para conter a pandemia. Diante desse cenário, o presente estudo teve como objetivo identificar o nível de estresse e bem-estar de pós-graduandos em Ciências Contábeis, bem como verificar se existem diferenças significativas quando analisadas caraterísticas acadêmico-profissionais, pessoais e aquelas oriundas do período da pandemia da Covid-19. Para tanto, realizou-se um estudo tipo survey, com aplicação de questionários on-line, tendo sido obtida uma amostra de 317 pós-graduandos de diferentes instituições do Brasil. A partir de testes de diferenças de médias, observou-se que discentes do sexo feminino, bolsistas, com rendas inferiores, não trabalhadores, solteiros e cursando o mestrado apresentaram maiores níveis de estresse e menor bem-estar. Verificou-se também, por meio do teste de correlação, que o medo de contaminação da Covid-19 associou-se positivamente com o estresse e negativamente com o bem-estar dos discentes. Diante dos achados, nota-se que alguns grupos de discentes se mostraram mais vulneráveis quanto a possíveis problemas psicológicos no período pandêmico, destacando-se também o medo dos respondentes de serem ou terem alguém próximo contaminado pela Covid-19. Por fim, ressalta-se a importância do apoio institucional aos discentes nesse período de pandemia, e mesmo no período pós-pandemia, para que possíveis consequências na saúde psicológica dos discentes sejam amenizadas e que eles percebam o acolhimento para prosseguir seus estudos mesmo com as dificuldades percebidas com a disseminação da Covid-19.
Referências
Afonso, P., & Figueira, L. (2020). Pandemia COVID‐19: Quais são os Riscos para a Saúde Mental? Revista Portuguesa de Psiquiatria e Saúde Mental, 6(1), 2-3.
Altoé, S. M. L., Fragalli, A. C., & Espejo, M. M. D. S. B. (2014). A “dor do crescimento”: um estudo sobre o nível de estresse em pós-graduandos de contabilidade. Revista Gestão Universitária na América Latina-GUAL, 7(1), 213-233.
Barros, M. B. D. A., Lima, M. G., Malta, D. C., Szwarcwald, C. L., Azevedo, R. C. S. D., Romero, D., ... & Gracie, R. (2020). Relato de tristeza/depressão, nervosismo/ansiedade e problemas de sono na população adulta brasileira durante a pandemia de COVID-19. Epidemiologia e Serviços de Saúde, 29, 1-12
Bezerra, A. C. V., Silva, C. E. M. D., Soares, F. R. G., & Silva, J. A. M. D. (2020). Fatores associados ao comportamento da população durante o isolamento social na pandemia de COVID-19. Ciência & Saúde Coletiva, 25, 2411-2421.
Brooks, S. K., Webster, R. K., Smith, L. E., Woodland, L., Wessely, S., Greenberg, N., & Rubin, G. J. (2020). The psychological impact of quarantine and how to reduce it: rapid review of the evidence. The Lancet, 395, 912-920.
Cao, W., Fang, Z., Hou, G., Han, M., Xu, X., Dong, J., & Zheng, J. (2020). The psychological impact of the COVID-19 epidemic on college students in China. Psychiatry research, 287 (112934), 1-5.
Cluver, L., Lachman, J. M., Sherr, L., Wessels, I., Krug, E., Rakotomalala, S., ... & Butchart, A. (2020). Parenting in a time of COVID-19.
Devos, C., Boudrenghien, G., Van der Linden, N., Azzi, A., Frenay, M., Galand, B., & Klein, O. (2017). Doctoral students’ experiences leading to completion or attrition: A matter of sense, progress and distress. European Journal of Psychology of Education, 32(1), 61-77.
El-Ghoroury, N. H., Galper, D. I., Sawaqdeh, A., & Bufka, L. F. (2012). Stress, coping, and barriers to wellness among psychology graduate students. Training and Education in Professional Psychology, 6(2), 122.
Enumo, S. R. F., Weide, J. N., Vicentini, E. C. C., Araujo, M. F. D., & Machado, W. D. L. (2020). Enfrentando o estresse em tempos de pandemia: proposição de uma cartilha. Estudos de Psicologia (Campinas), 37, 1-10.
Faro, A. (2013). Estresse e estressores na pós-graduação: estudo com mestrandos e doutorandos no Brasil. Psicologia: Teoria e Pesquisa, 29(1), 51-60.
Faro, A., Bahiano, M. D. A., Nakano, T. D. C., Reis, C., Silva, B. F. P. D., & Vitti, L. S. (2020). COVID-19 e saúde mental: a emergência do cuidado. Estudos de Psicologia (Campinas), 37, 1-14.
Galea, S., Merchant, R. M., & Lurie, N. (2020). The mental health consequences of COVID-19 and physical distancing: The need for prevention and early intervention. JAMA Internal Medicine, 180(6), 817-818.
Garcia L.P., Duarte, E. Intervenções não farmacológicas para o enfrentamento à epidemia da COVID-19 no Brasil. Epidemiologia e Serviços de Saúde 2020; 29(2), 1-4
Gonçalves, A. P., Zuanazzi, A. C., Salvador, A. P., Jaloto, A. Pianowski, G. & Carvalho, L. de F. (2020). Preliminary findings on the associations between mental health indicators and social isolation during the COVID-19 pandemic. Archives of Psychiatry and Psychoterapy, v.2, 10-19.
Gouveia, V. V., Chaves, S. S. D. S., Oliveira, I. C. P. D., Dias, M. R., Gouveia, R. S., & Andrade, P. R. D. (2003). A utilização do QSG-12 na população geral: estudo de sua validade de construto. Psicologia: teoria e pesquisa, 19(3), 241-248.
Grossi, M. G. R., Minoda, D. de S. M., & Fonseca, R. G. P. (2020). Impacto da pandemia do covid-19 na educação: reflexos na vida das famílias. Rev. Teoria e Prática da Educação, 23(3), 150-170.
Levecque, K., Anseel, F., De Beuckelaer, A., Van der Heyden, J., & Gisle, L. (2017). Work organization and mental health problems in PhD students. Research Policy, 46(4), 868-879.
Luft, C. D. B., Sanches, S. D. O., Mazo, G. Z., & Andrade, A. (2007). Versão brasileira da Escala de Estresse Percebido: tradução e validação para idosos. Revista de Saúde Pública, 41, 606-615.
Ministério da Saúde. (2020). Sobre a doença. Disponível em:<https://coronavirus.saude.gov.br/sobre-a-doenca>. Acesso em 13 ago. 2020.
Moorhouse, B. L. (2020). Adaptations to a face-to-face initial teacher education course ‘forced’online due to the COVID-19 pandemic. Journal of Education for Teaching, 1-3.
Ornell, F., Schuch, J. B., Sordi, A. O., & Kessler, F. H. P. (2020). “Pandemic fear” and COVID-19: mental health burden and strategies. Brazilian Journal of Psychiatry, 42(3), 232-235.
Padovani, R. D. C., Neufeld, C. B., Maltoni, J., Barbosa, L. N. F., Souza, W. F. D., Cavalcanti, H. A. F., & Lameu, J. D. N. (2014). Vulnerabilidade e bem-estar psicológicos do estudante universitário. Revista brasileira de terapias cognitivas, 10(1), 02-10.
Rajkumar, R. P. (2020). COVID-19 and mental health: A review of the existing literature. Asian journal of psychiatry, 102066.
Rego, V. B. (2020). Saúde Mental e ética em tempos de COVID-19. Revista de Educação e Pesquisa em Contabilidade (REPeC), 14(2), 141-144.
Rezende, M. S. de, Miranda, G. J., Pereira, J. M., & Júnior, E. B. C. (2017). Stress and academic performance among accounting graduate students in Brazil. education policy analysis archives, 25 (96), 1-20.
Ribeiro, I. J., Pereira, R., Freire, I. V., de Oliveira, B. G., Casotti, C. A., & Boery, E. N. (2018). Stress and quality of life among university students: A systematic literature review. Health Professions Education, 4(2), 70-77
Sahu, P. (2020). Closure of universities due to Coronavirus Disease 2019 (COVID-19): impact on education and mental health of students and academic staff. Cureus, 12(4).
Schmidt, B., Crepaldi, M. A., Bolze, S. D. A., Neiva-Silva, L., & Demenech, L. M. (2020). Impactos na Saúde Mental e Intervenções Psicológicas Diante da Pandemia do Novo Coronavírus (COVID-19). Estudos de Psicologia (Campinas), 37, 1-13
Silva, T. D., Pereira, J. M., & Miranda, G. J. (2018). O estresse em graduandos de Ciências Contábeis e Administração. Advances in Scientific and Apllied Accounting, 11(2), 330-350
Tria, J. Z. (2020). The COVID-19 pandemic through the lens of education in the Philippines: The new normal. International Journal of Pedagogical Development and Lifelong Learning, 1(1), 2-4.
Wang, C., Pan, R., Wan, X., Tan, Y., Xu, L., Ho, C. S., & Ho, R. C. (2020). Immediate psychological responses and associated factors during the initial stage of the 2019 coronavirus disease (COVID-19) epidemic among the general population in China. International journal of environmental research and public health, 17(5), 1729.
Who-World Health Organization (2020). Rolling updates on coronavirus disease. Disponível em: <https://www.who.int/emergencies/diseases/novel-coronavirus-2019/events-as-they-happen>. Acesso em 13 ago. 2020
Yan, Z. (2020). Unprecedented pandemic, unprecedented shift, and unprecedented opportunity. Human Behavior and Emerging Technologies, 2(2), 110-112.
Zhang, Y., Zhang, H., Ma, X., & Di, Q. (2020). Mental health problems during the COVID-19 pandemics and the mitigation effects of exercise: a longitudinal study of college students in China. International journal of environmental research and public health, 17(10), 1-16.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
DIREITOS DE AUTOR: O autor retém, sem restrições dos direitos sobre sua obra.
DIREITOS DE REUTILIZAÇÃO: O Periódico SCG adota a Licença Creative Commons, CC BY-NC atribuição não comercial conforme a Política de Acesso Aberto ao conhecimento adotado pelo Portal de Periódicos da UFRJ. Com essa licença é permitido acessar, baixar (download), copiar, imprimir, compartilhar, reutilizar e distribuir os artigos, desde que para uso não comercial e com a citação da fonte, conferindo os devidos créditos de autoria e menção à SCG. Nesses casos, nenhuma permissão é necessária por parte dos autores ou dos editores.
DIREITOS DE DEPÓSITO DOS AUTORES/AUTOARQUIVAMENTO: Os autores são estimulados a realizarem o depósito em repositórios institucionais da versão publicada com o link do seu artigo na SCG.