Diálogos entre a Administração e Contabilidade: Reflexão sobre as Representações dos Professores
DOI:
https://doi.org/10.21446/scg_ufrj.v3i2.13156Abstract
O trabalho teve como objetivo compreender as representações de Administração e Contabilidade dos principais agentes formadores do alunado: os professores; e, ainda, a visão dos mesmos sobre a relação entre os cursos. Metodologicamente, este objetivo implicou na realização de uma pesquisa qualitativa exploratória que teve como campo todas as IES de uma cidade brasileira, que ofertam, simultaneamente, os cursos de Administração e Contabilidade. Entrevistas e questionários foram as técnicas de coleta de dados utilizadas junto a seis professores. Dentre os principais resultados, as funções administrativas tendem a ser associadas ao conceito de administração, por parte dos professores de contabilidade; e, conceitos como informação, decisão e resultados tendem a ser associados à contabilidade pelos professores de administração. A dimensão pragmatismo emergiu nos dois grupos de professores apontando para uma lógica finalista. Este trabalho sugere que o debate acerca da interdisciplinaridade não pode ser adotado acriticamente, sem que se considere o tipo de racionalidade subjacente, pois é necessário interrogar-se sobre os pressupostos e finalidadesDownloads
Published
2010-01-27
Issue
Section
Artigos
License
COPYRIGHT: The author retains, without restrictions, the rights to his work.
REUSE RIGHTS: The SCG Journal adopts the Creative Commons License, CC BY-NC, non-commercial attribution according to the Open Access Policy to knowledge adopted by the UFRJ Journal Portal. With this license it is allowed to access, download, copy, print, share, reuse, and distribute the articles, as long as it is for non-commercial use and with the citation of the source, giving due credit of authorship and mentioning the SCG Journal. In such cases, no permission is required from the authors or publishers.
AUTHORS' DEPOSIT RIGHTS/SELF ARCHIVING: Authors are encouraged to archive the published version with the link to their article in the SCG Journal in institutional repositories.