Uma Análise Da Terceirização Em Hospitais Localizados na Região Metropolitana De Belo Horizonte
DOI:
https://doi.org/10.21446/scg_ufrj.v6i1.13231Abstract
Têm surgido nos últimos anos algumas iniciativas voltadas tanto para a redução dos custos em hospitais como para a profissionalização e aperfeiçoamento da gestão dessas organizações. Dentre essas iniciativas, está a terceirização - transferência para terceiros de parte das atividades de uma empresa --, que vem sendo empregada pelos hospitais como uma estratégia de gestão e que se configura como uma opção de modernização e posicionamento competitivo ante as necessidades do mercado com relação aos custos e à qualidade dos serviços prestados. Nesse contexto, o objetivo da pesquisa descrita no presente trabalho é identificar os hospitais da Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH) e seus respectivos setores que adotam a prática da terceirização e correlacionar a natureza jurídica dessas organizações com a frequência de adoção da terceirização. A partir dos dados do Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde (CNES) referentes a 76 hospitais localizados na referida região metropolitana, observou-se que a lavanderia é o serviço de apoio mais terceirizado e que as organizações hospitalares que mais frequentemente recorrem à prática da terceirização são os hospitais com fins lucrativos. A partir dos resultados apresentados, espera-se contribuir (i) para os provedores de serviços externos no sentido de identificar potenciais oportunidades de contratação pelos hospitais e (ii) para os hospitais, no sentido de que seu planejamento estratégico deve considerar diferentes fatores para a tomada de decisão, principalmente com relação à adoção da prática da terceirização dentre as diversas práticas passíveis de serem adotadas pelas organizações de saúde em geral.Downloads
Published
2011-10-26
Issue
Section
Artigos
License
COPYRIGHT: The author retains, without restrictions, the rights to his work.
REUSE RIGHTS: The SCG Journal adopts the Creative Commons License, CC BY-NC, non-commercial attribution according to the Open Access Policy to knowledge adopted by the UFRJ Journal Portal. With this license it is allowed to access, download, copy, print, share, reuse, and distribute the articles, as long as it is for non-commercial use and with the citation of the source, giving due credit of authorship and mentioning the SCG Journal. In such cases, no permission is required from the authors or publishers.
AUTHORS' DEPOSIT RIGHTS/SELF ARCHIVING: Authors are encouraged to archive the published version with the link to their article in the SCG Journal in institutional repositories.