Uma Análise Da Terceirização Em Hospitais Localizados na Região Metropolitana De Belo Horizonte

Autores

  • Antônio Artur de Souza
  • Cynthia Oliveira Lara
  • Lívia Carolina de Matos Lima
  • Alessandra Grazielle Xavier

DOI:

https://doi.org/10.21446/scg_ufrj.v6i1.13231

Resumo

Têm surgido nos últimos anos algumas iniciativas voltadas tanto para a redução dos custos em hospitais como para a profissionalização e aperfeiçoamento da gestão dessas organizações. Dentre essas iniciativas, está a terceirização - transferência para terceiros de parte das atividades de uma empresa --, que vem sendo empregada pelos hospitais como uma estratégia de gestão e que se configura como uma opção de modernização e posicionamento competitivo ante as necessidades do mercado com relação aos custos e à qualidade dos serviços prestados. Nesse contexto, o objetivo da pesquisa descrita no presente trabalho é identificar os hospitais da Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH) e seus respectivos setores que adotam a prática da terceirização e correlacionar a natureza jurídica dessas organizações com a frequência de adoção da terceirização. A partir dos dados do Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde (CNES) referentes a 76 hospitais localizados na referida região metropolitana, observou-se que a lavanderia é o serviço de apoio mais terceirizado e que as organizações hospitalares que mais frequentemente recorrem à prática da terceirização são os hospitais com fins lucrativos. A partir dos resultados apresentados, espera-se contribuir (i) para os provedores de serviços externos no sentido de identificar potenciais oportunidades de contratação pelos hospitais e (ii) para os hospitais, no sentido de que seu planejamento estratégico deve considerar diferentes fatores para a tomada de decisão, principalmente com relação à adoção da prática da terceirização dentre as diversas práticas passíveis de serem adotadas pelas organizações de saúde em geral.

Biografia do Autor

Antônio Artur de Souza

Antonio Artur de Souza, Ph.D. Ph.D. em Management Sience - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) Núcleo de Estudos Gerenciais e Contábeis (NEGEC)

Cynthia Oliveira Lara

Graduação em Ciências Atuariais -- Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) Núcleo de Estudos Gerenciais e Contábeis (NEGEC)

Lívia Carolina de Matos Lima

Graduanda em Ciências Contábeis - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) Núcleo de Estudos Gerenciais e Contábeis (NEGEC)

Alessandra Grazielle Xavier

Graduanda em Ciências Contábeis - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) Núcleo de Estudos Gerenciais e Contábeis (NEGEC)

Downloads

Publicado

2011-10-26

Edição

Seção

Artigos