Alfabetização Financeira: Evidências e Percepções em uma Cooperativa de Crédito
DOI:
https://doi.org/10.21446/scg_ufrj.v11i2.13379Abstract
Este trabalho tem por objetivo avaliar qual a percepção dos colaboradores em uma Cooperativa de Crédito quanto a importância da alfabetização financeira dos seus cooperados, levando em consideração, as normas existentes na OCDE e do BACEN que tratam sobre a boa prática da educação financeira, buscando verificar a importância da educação financeira para os cooperados é relevante a partir da percepção dos colaboradores da cooperativa. A pesquisa é um estudo descritivo, com levantamento de dados por meio de questionário estruturado e com análise de dados com a utilização de métodos quantitativos. A amostra final ficou composta pelos 87 questionários válidos, correspondendo a 68,5% da população pesquisada. A pesquisa de campo do tipo survey, foi realizada no segundo semestre de 2014. Identificaram-se, por meio da Análise Fatorial Exploratória, quatro construtos a partir das 19 variáveis do estudo, denominados: conhecimento financeiro; redução de riscos; prática financeira; visibilidade externa, evidenciando empiricamente a relevância da educação financeira em uma instituição de cunho financeiro. Considerando as médias dos quatro construtos, e da maioria das variáveis que os compõem, percebe-se que o conhecimento financeiro é uma questão relevante no âmbito da instituição a partir da percepção dos colaboradores, seguido da visibilidade externa. A principal contribuição deste estudo foi buscar evidências empíricas sobre a aplicabilidade da alfabetização financeira a partir dos princípios e recomendações sobre a boa prática da educação financeira.Downloads
Published
2016-08-23
Issue
Section
Artigos
License
COPYRIGHT: The author retains, without restrictions, the rights to his work.
REUSE RIGHTS: The SCG Journal adopts the Creative Commons License, CC BY-NC, non-commercial attribution according to the Open Access Policy to knowledge adopted by the UFRJ Journal Portal. With this license it is allowed to access, download, copy, print, share, reuse, and distribute the articles, as long as it is for non-commercial use and with the citation of the source, giving due credit of authorship and mentioning the SCG Journal. In such cases, no permission is required from the authors or publishers.
AUTHORS' DEPOSIT RIGHTS/SELF ARCHIVING: Authors are encouraged to archive the published version with the link to their article in the SCG Journal in institutional repositories.