Alfabetização Financeira: Evidências e Percepções em uma Cooperativa de Crédito
DOI:
https://doi.org/10.21446/scg_ufrj.v11i2.13379Resumo
Este trabalho tem por objetivo avaliar qual a percepção dos colaboradores em uma Cooperativa de Crédito quanto a importância da alfabetização financeira dos seus cooperados, levando em consideração, as normas existentes na OCDE e do BACEN que tratam sobre a boa prática da educação financeira, buscando verificar a importância da educação financeira para os cooperados é relevante a partir da percepção dos colaboradores da cooperativa. A pesquisa é um estudo descritivo, com levantamento de dados por meio de questionário estruturado e com análise de dados com a utilização de métodos quantitativos. A amostra final ficou composta pelos 87 questionários válidos, correspondendo a 68,5% da população pesquisada. A pesquisa de campo do tipo survey, foi realizada no segundo semestre de 2014. Identificaram-se, por meio da Análise Fatorial Exploratória, quatro construtos a partir das 19 variáveis do estudo, denominados: conhecimento financeiro; redução de riscos; prática financeira; visibilidade externa, evidenciando empiricamente a relevância da educação financeira em uma instituição de cunho financeiro. Considerando as médias dos quatro construtos, e da maioria das variáveis que os compõem, percebe-se que o conhecimento financeiro é uma questão relevante no âmbito da instituição a partir da percepção dos colaboradores, seguido da visibilidade externa. A principal contribuição deste estudo foi buscar evidências empíricas sobre a aplicabilidade da alfabetização financeira a partir dos princípios e recomendações sobre a boa prática da educação financeira.Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
DIREITOS DE AUTOR: O autor retém, sem restrições dos direitos sobre sua obra.
DIREITOS DE REUTILIZAÇÃO: O Periódico SCG adota a Licença Creative Commons, CC BY-NC atribuição não comercial conforme a Política de Acesso Aberto ao conhecimento adotado pelo Portal de Periódicos da UFRJ. Com essa licença é permitido acessar, baixar (download), copiar, imprimir, compartilhar, reutilizar e distribuir os artigos, desde que para uso não comercial e com a citação da fonte, conferindo os devidos créditos de autoria e menção à SCG. Nesses casos, nenhuma permissão é necessária por parte dos autores ou dos editores.
DIREITOS DE DEPÓSITO DOS AUTORES/AUTOARQUIVAMENTO: Os autores são estimulados a realizarem o depósito em repositórios institucionais da versão publicada com o link do seu artigo na SCG.