O Poder do Passado: A Utilização da Memória Organizacional na Construção da Identidade de Clubes de Futebol
DOI:
https://doi.org/10.21446/scg_ufrj.v11i2.13380Abstract
A memória é um importante ativo estratégico e tem sido utilizada gradualmente e indiretamente nos clubes de futebol. Por estes papéis que desempenha e pelo potencial presente e futuro da utilização da memória nos clubes de futebol é que o objetivo deste estudo é o de identificar como a memória organizacional pode ser utilizada na construção da identidade dos clubes de futebol. Como referências teóricas foram apresentadas as conceituações de memória organizacional, identidade organizacional, invenção de tradição e nostalgia para entender como a memória pode ser utilizada pelos departamentos de marketing dos clubes de futebol. Apresentam-se, também, as considerações sobre o marketing pós-moderno e o retro marketing que são as teorias em marketing que, essencialmente, utilizam a memória. A metodologia adotada foi à qualitativa exploratória com pesquisa bibliográfica e entrevistas em profundidade com os consumidores dos quatro clubes de maior torcida do estado de São Paulo. Para analisar os dados foi utilizada a técnica de análise de conteúdo. Os resultados apresentados neste estudo mostram a articulação entre a memória organizacional e a identidade organizacional, auxiliando no direcionamento das ações de marketing que estejam amparadas em aspectos do passado para que atendam, adequadamente, os anseios de seus consumidores e que sirvam para identificar o que do passado e como o passado deve ser enaltecido.Downloads
Published
2016-08-23
Issue
Section
Artigos
License
COPYRIGHT: The author retains, without restrictions, the rights to his work.
REUSE RIGHTS: The SCG Journal adopts the Creative Commons License, CC BY-NC, non-commercial attribution according to the Open Access Policy to knowledge adopted by the UFRJ Journal Portal. With this license it is allowed to access, download, copy, print, share, reuse, and distribute the articles, as long as it is for non-commercial use and with the citation of the source, giving due credit of authorship and mentioning the SCG Journal. In such cases, no permission is required from the authors or publishers.
AUTHORS' DEPOSIT RIGHTS/SELF ARCHIVING: Authors are encouraged to archive the published version with the link to their article in the SCG Journal in institutional repositories.