O Poder do Passado: A Utilização da Memória Organizacional na Construção da Identidade de Clubes de Futebol

Autores

  • Alex Lopes Granja UNINOVE
  • João Manuel Casquinha Malaia Santos USP

DOI:

https://doi.org/10.21446/scg_ufrj.v11i2.13380

Resumo

A memória é um importante ativo estratégico e tem sido utilizada gradualmente e indiretamente nos clubes de futebol. Por estes papéis que desempenha e pelo potencial presente e futuro da utilização da memória nos clubes de futebol é que o objetivo deste estudo é o de identificar como a memória organizacional pode ser utilizada na construção da identidade dos clubes de futebol. Como referências teóricas foram apresentadas as conceituações de memória organizacional, identidade organizacional, invenção de tradição e nostalgia para entender como a memória pode ser utilizada pelos departamentos de marketing dos clubes de futebol. Apresentam-se, também, as considerações sobre o marketing pós-moderno e o retro marketing que são as teorias em marketing que, essencialmente, utilizam a memória. A metodologia adotada foi à qualitativa exploratória com pesquisa bibliográfica e entrevistas em profundidade com os consumidores dos quatro clubes de maior torcida do estado de São Paulo. Para analisar os dados foi utilizada a técnica de análise de conteúdo. Os resultados apresentados neste estudo mostram a articulação entre a memória organizacional e a identidade organizacional, auxiliando no direcionamento das ações de marketing que estejam amparadas em aspectos do passado para que atendam, adequadamente, os anseios de seus consumidores e que sirvam para identificar o que do passado e como o passado deve ser enaltecido.

Biografia do Autor

Alex Lopes Granja, UNINOVE

Mestre Profissional em AdministraçãoGestão do Esporte pela Universidade Nove de Julho (UNINOVE) Rua Manuel Álvares Pimentel nº 200 Casa 04 - Itaim Paulista, São Paulo, SP CEP: 08141-000

João Manuel Casquinha Malaia Santos, USP

Pesquisador do GEPECOM - Grupo de Pesquisa e Estudos em Comunicação e Marketing no Esporte - Universidade de São Paulo (USP) Doutor em História Econômica pela Universidade de São Paulo (USP). Rua Bernardo Grabois, 229 - Jardim das Indústrias - São José dos Campos, SP CEP: 12240-760 

Downloads

Publicado

2016-08-23

Edição

Seção

Artigos