Gerenciamento de Resultados e IPOs: Uma Análise do Modelo para Identificação dos Accruals de Pae
DOI:
https://doi.org/10.21446/scg_ufrj.v12i2.13407Abstract
Tendo em vista que os Accruals são considerados como sinalizadores da ocorrência do gerenciamento de resultados, este trabalho teve por objetivo demonstrar qual é o nível de explicação das variáveis do modelo de Accruals de Pae (2005) na percepção do gerenciamento de resultados em companhias com oferta pública inicial de ações (IPO), dentro do período de 2005 a 2016. Por isso, testou-se a hipótese de que o gerenciamento de resultados nas IPOs pode ser sinalizado com segurança por meio do modelo de Accruals de Pae (2005). E aplicou-se a regressão do Modelo de dados em painel com os Efeitos Fixos e os erros padrão robustos. Inicialmente, o resultado da estatística descritiva sinalizou, por meio do índice obtido como o valor máximo da variável “total de accruals” (2,55), a ocorrência de maiores incidências da prática de gerenciamento de resultados, pontualmente, em alguns anos do período analisado. E no que diz respeito ao resultado da regressão, observou-se, a partir do coeficiente de determinação da regressão (R2), que o modelo apresentou baixo poder explicativo (6%). No entanto, o teste de significância evidenciou que as variáveis ï„REV e CFit, foram estatisticamente significativas a 1%. Como também, foram encontrados os sinais negativos esperados para as variáveis ï„REV e PPEit. Com isso, entende-se que o modelo de Pae revelou segurança na identificação do gerenciamento de resultados em duas variáveis que o compõe. Os resultados encontrados nesta pesquisa estão em conformidade com outros estudos realizados anteriormente. (Li e Zaiats, 2017; Baptista, 2008; Almeida & Bezerra, 2012; Formigoni, Antunes & Paulo, 2009).Downloads
Published
2017-08-02
Issue
Section
Artigos
License
COPYRIGHT: The author retains, without restrictions, the rights to his work.
REUSE RIGHTS: The SCG Journal adopts the Creative Commons License, CC BY-NC, non-commercial attribution according to the Open Access Policy to knowledge adopted by the UFRJ Journal Portal. With this license it is allowed to access, download, copy, print, share, reuse, and distribute the articles, as long as it is for non-commercial use and with the citation of the source, giving due credit of authorship and mentioning the SCG Journal. In such cases, no permission is required from the authors or publishers.
AUTHORS' DEPOSIT RIGHTS/SELF ARCHIVING: Authors are encouraged to archive the published version with the link to their article in the SCG Journal in institutional repositories.