Gerenciamento de Resultados e IPOs: Uma Análise do Modelo para Identificação dos Accruals de Pae
DOI:
https://doi.org/10.21446/scg_ufrj.v12i2.13407Resumo
Tendo em vista que os Accruals são considerados como sinalizadores da ocorrência do gerenciamento de resultados, este trabalho teve por objetivo demonstrar qual é o nível de explicação das variáveis do modelo de Accruals de Pae (2005) na percepção do gerenciamento de resultados em companhias com oferta pública inicial de ações (IPO), dentro do período de 2005 a 2016. Por isso, testou-se a hipótese de que o gerenciamento de resultados nas IPOs pode ser sinalizado com segurança por meio do modelo de Accruals de Pae (2005). E aplicou-se a regressão do Modelo de dados em painel com os Efeitos Fixos e os erros padrão robustos. Inicialmente, o resultado da estatística descritiva sinalizou, por meio do índice obtido como o valor máximo da variável “total de accruals” (2,55), a ocorrência de maiores incidências da prática de gerenciamento de resultados, pontualmente, em alguns anos do período analisado. E no que diz respeito ao resultado da regressão, observou-se, a partir do coeficiente de determinação da regressão (R2), que o modelo apresentou baixo poder explicativo (6%). No entanto, o teste de significância evidenciou que as variáveis ï„REV e CFit, foram estatisticamente significativas a 1%. Como também, foram encontrados os sinais negativos esperados para as variáveis ï„REV e PPEit. Com isso, entende-se que o modelo de Pae revelou segurança na identificação do gerenciamento de resultados em duas variáveis que o compõe. Os resultados encontrados nesta pesquisa estão em conformidade com outros estudos realizados anteriormente. (Li e Zaiats, 2017; Baptista, 2008; Almeida & Bezerra, 2012; Formigoni, Antunes & Paulo, 2009).Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
DIREITOS DE AUTOR: O autor retém, sem restrições dos direitos sobre sua obra.
DIREITOS DE REUTILIZAÇÃO: O Periódico SCG adota a Licença Creative Commons, CC BY-NC atribuição não comercial conforme a Política de Acesso Aberto ao conhecimento adotado pelo Portal de Periódicos da UFRJ. Com essa licença é permitido acessar, baixar (download), copiar, imprimir, compartilhar, reutilizar e distribuir os artigos, desde que para uso não comercial e com a citação da fonte, conferindo os devidos créditos de autoria e menção à SCG. Nesses casos, nenhuma permissão é necessária por parte dos autores ou dos editores.
DIREITOS DE DEPÓSITO DOS AUTORES/AUTOARQUIVAMENTO: Os autores são estimulados a realizarem o depósito em repositórios institucionais da versão publicada com o link do seu artigo na SCG.