Estratégia Organizacional Social e Ambientalmente Responsável: A Articulação entre a Competência Essencial e a Vantagem Competitiva em um Aterro Sanitário

Autores

  • André Sarmento Spalenza Universidade Federal do Espírito Santo
  • Annor da Silva Junior Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)

DOI:

https://doi.org/10.21446/scg_ufrj.v12i3.14169

Resumo

Investigou-se neste estudo como a relação entre a competência essencial e a vantagem competitiva viabilizam a estratégia organizacional social e ambientalmente responsável. Para isto, articulou-se duas temáticas centrais: a estratégia e a sustentabilidade. Neste estudo, a discussão sobre a estratégia volta-se para a perspectiva da visão baseada em recursos (VBR) para abordar os conceitos de competência essencial e vantagem competitiva. Nos últimos anos, a sustentabilidade tem sido apontada como um dos temas de maior relevância para o meio acadêmico e empresarial, sobretudo pela constatação da limitação (ou escassez) de recursos, pela necessidade de se pensar no longo prazo (gerações futuras) e pela necessidade das organizações em conciliar e equilibrar as dimensões econômica, social e ambiental em seus objetivos empresariais. Metodologicamente, realizou-se um estudo de caso qualitativo em um aterro sanitário localizado na Região Metropolitana que abrange a capital do Estado do Espírito Santo. Os dados foram coletados por meio de triangulação ao combinar pesquisa documental, observação assistemática e entrevistas individuais em profundidade. O tratamento dos dados ocorreu por meio da análise temática de conteúdo. A síntese dos resultados indica que a articulação entre a competência essencial e vantagem competitiva viabilizou pelo menos cinco estratégias organizacionais social e ambientalmente responsáveis, quais sejam, inovação, diferenciação, diversificação, socioambiental e imagem. Apesar de uma aparente conciliação equitativa entre as dimensões econômica, social e ambiental do Triple Bottom Line (TBL) e do conceito de sustentabilidade, o que se observa na prática é que a lucratividade prevalece perante as demais dimensões.

Biografia do Autor

André Sarmento Spalenza, Universidade Federal do Espírito Santo

Mestre em administistração pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)

Annor da Silva Junior, Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)

Doutor em administração pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

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Publicado

2017-11-09

Edição

Seção

Artigos