Panorama Da Temática Sustentabilidade No Curso De Ciências Contábeis Das Universidades Federais Brasileiras

Authors

  • Silvana Mannes Universidade Federal de Santa Catarina
  • Denize Demarche Minatti Ferreira Universidade Federal de Santa Catarina
  • Luiz Felipe Ferreira Universidade Federal de Santa Catarina
  • Suliani Rover Universidade Federal de Santa Catarina

DOI:

https://doi.org/10.21446/scg_ufrj.v13i3.14657

Abstract

O tema sustentabilidade se mostra recorrente nas pesquisas realizadas na área das Ciências Sociais e, de forma específica, em Ciências Contábeis. O objetivo deste artigo é verificar o panorama da temática sustentabilidade no curso de Ciências Contábeis das universidades federais brasileiras, focando nas contribuições científicas de disciplinas ofertadas . Os procedimentos metodológicos adotados consistiram em uma pesquisa qualitativa, descritiva e de campo, onde foram coletados dados no website do Ministério da Educação (MEC), bem como aplicados questionários a 6 professores em concomitante a análise dos seus respectivos currículos na Plataforma Lattes e ainda foram pesquisadas informações junto ao departamento do curso. Posteriormente, foram analisadas as contribuições em relação ao número de alunos, além de quanto ao tema, a tipologia e as citações dos artigos. O período de análise deu-se de 2007 até o ano de 2016. Os resultados apontaram um número acentuado de pesquisas e contribuições científicas decorrentes de disciplinas com essa temática, onde a disciplina de Gestão de Sustentabilidade, de 2010 a 2016 teve 3 contribuições científicas (1 livro) num total de 802 alunos matriculados em suas edições, a disciplina de Tópicos Especiais em Contabilidade III posteriormente chamada de Contabilidade e Responsabilidade Social, apresentou de 2007 a 2012, 54 contribuições científicas num total de 216 alunos matriculados e, por fim, a disciplina Tópicos Especiais em Contabilidade II, de 2014 a 2016, 39 contribuições num total de 148 alunos matriculados. Além disso, notou-se que há 31 artigos com citações e 25 sem citações. Quanto aos temas mais buscados pelos alunos foram Gestão e Evidenciação e quanto a tipologia, a qualitativa.

Published

2018-11-22

Issue

Section

Artigos