Possibilidades de Utilização dos Relatórios Gerenciais de um Jogo de Empresas Como Apoio a Aprendizagem de Análise das Demonstrações Contábeis

Autores

  • Lana Oliveira Universidade Federal Fluminense
  • Érica Pacheco Universidade Federal Fluminense
  • Murilo Alvarenga Oliveira Universidade Federal Fluminense

DOI:

https://doi.org/10.21446/scg_ufrj.v13i3.13862

Palavras-chave:

Jogos de Empresa, Análise das Demonstrações Contábeis, Ensino em Ciências Contábeis.

Resumo

 O objetivo deste estudo foi o de “identificar as potencialidades e limitações de utilização dos relatórios gerenciais de um jogo de empresas aplicados em uma disciplina -- Laboratório de Gestão -- como apoio ao processo de aprendizagem em outra disciplina -- Análise das Demonstrações Contábeis”.  Para tanto, foram utilizados os relatórios de quatro trimestres de uma empresa simulada para aplicação de parte do conteúdo da ementa da disciplina Análise das Demonstrações Contábeis.  Trata-se de uma pesquisa exploratória, de natureza qualitativa.  Quanto ao procedimento técnico utilizado, esta é uma pesquisa documental.  Os resultados mostram que os relatórios gerenciais do jogo de empresas são adequados para aplicação do conteúdo de análise das demonstrações contábeis, possibilitando a realização de interdisciplinaridade, necessitando, no entanto, de atualizações de acordo com as normas contábeis.

Biografia do Autor

Lana Oliveira, Universidade Federal Fluminense

Mestrado Profissional em Administração pela Universidade Federal Fluminense.

Érica Pacheco, Universidade Federal Fluminense

Mestrado Profissional em Administração pela Universidade Federal Fluminense (UFF)

Murilo Alvarenga Oliveira, Universidade Federal Fluminense

Doutor em Administração pela Universidade de São Paulo (USP).  Professor do departamento de Administração da Universidade Federal Fluminense (UFF).  

Downloads

Arquivos adicionais

Publicado

2018-11-22

Edição

Seção

Artigos