O Perfil da Disciplina Contabilidade Rural nas Universidades Federais Brasileiras: Uma Análise Após Adoção do CPC 29/IAS 41

Autores

  • Thaís da Silva Rodrigues Universidade Federal de Rondônia
  • Deyvison de Lima Oliveira Universidade Federal de Rondônia
  • José Arilson de Souza Universidade Federal de Rondônia (UNIR)
  • Elder Gomes Ramos Universidade Federal de Rondônia (UNIR)

DOI:

https://doi.org/10.21446/scg_ufrj.v0i0.26262

Palavras-chave:

Contabilidade Rural, Ensino Superior, Universidades Federais.

Resumo

Com a edição do Pronunciamento CPC 29, altera-se o método de mensuração de ativos biológicos, surgindo demandas para alterações também no ensino da Contabilidade Rural que é ramo da contabilidade com características específicas em assuntos relacionados à avaliação e mensuração dos ativos biológicos e produtos agrícolas. O objetivo desta pesquisa é identificar o perfil da disciplina Contabilidade Rural nas universidades federais brasileiras entre 2015 e 2016. Para isso, empregou-se abordagem descritiva com aspecto qualitativo do tipo documental. Foram realizadas análises dos planos de ensino e dos projetos pedagógicos do curso de Ciências Contábeis de 30 universidades federais dentro do universo de 40 instituições de ensino superior. Os resultados revelaram consideráveis variações no método de ensino, nomenclaturas da disciplina, conteúdos e referências. Para a denominação das disciplinas constataram-se, inicialmente, 13 nomenclaturas diferentes. Os conteúdos ‘Ativo Biológico’, ‘CPC 29’ e ‘Método de mensuração a valor justo’ foram abordados em apenas 25% das universidades; assuntos ligados à ‘atividade rural’, ‘planos de contas’ e ‘relatórios contábeis’ são mais presentes nas ementas. Quanto às referências mais sugeridas, destaca-se as obras do autor Jose Carlos Marion, diferente da normativa CPC 29 que esteve presente em apenas quatro planos de ensino ou projeto pedagógico. E tratando-se da metodologia, as instituições utilizam o método tradicional de ensino. A análise traz indícios de que conceitos e aplicações essenciais do CPC 29, especialmente, quanto à mensuração e evidenciação de ativos biológicos e produtos agrícolas, estão fora dos planos de ensino e ementas dos cursos de Contabilidade.

Biografia do Autor

Thaís da Silva Rodrigues, Universidade Federal de Rondônia

Bacharel em Ciências Contábeis pela Universidade Federal de Rondônia

Deyvison de Lima Oliveira, Universidade Federal de Rondônia

Doutor em Administração (PPGA/UFRGS), mestre em Administração (PPGA/UNIR), professor do Departamento de Ciências Contábeis da Universidade Federal de Rondônia (Campus de Vilhena).

José Arilson de Souza, Universidade Federal de Rondônia (UNIR)

Doutor em Desenvolvimento Regional pela UNIR, professor do Departamento de Ciências Contábeis Universidade Federal de Rondônia (UNIR)

Elder Gomes Ramos, Universidade Federal de Rondônia (UNIR)

Mestre em Administração pela FEAD/MG, professor do Departamento de Ciências Contábeis Universidade Federal de Rondônia (UNIR)

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Publicado

2021-02-04

Edição

Seção

Ensino e Pesquisa