Análise das Estratégias de Recuperação da Legitimidade Social da Petrobrás Adotadas após os Episódios Recentes de Corrupção
DOI:
https://doi.org/10.21446/scg_ufrj.v0i0.41917Palavras-chave:
Teoria da Legitimidade, Petrobrás, corrupção, fraude, divulgações voluntárias.Resumo
Este estudo aborda as estratégias de recuperação de legitimidade social da Petrobrás, adotadas após o envolvimento em escândalo de corrupção. Assim, objetivou-se compreender como a Petrobrás tem buscado recuperar sua legitimidade social após tais eventos de corrupção. Realizou-se análise de conteúdo temática e empregaram-se as categorias aberta, axial e seletiva para a análise das divulgações obrigatórias e voluntárias da companhia. Identificou-se a articulação de diversas práticas ilícitas que compuseram o “ecossistema” de corrupção da empresa: formação de cartel, lavagem de dinheiro, pagamentos indevidos, tráfico de informações, fraudes e suborno. Em decorrência disso, constatou-se que a Petrobrás tem buscado recuperar a sua legitimidade por meio de iniciativas de cunho moral, pragmático e cognitivo. Concretamente, a empresa rejeitou o envolvimento com corrupção, criou monitores para acompanhar as mudanças, justificou-se em relação ao ocorrido, reviu práticas, reconfigurou sua estrutura organizacional, especialmente a governança corporativa, tem se explicado ao longo do tempo e reviu diversas práticas. Ademais, os resultados destacam o papel das divulgações voluntárias na recuperação da legitimidade da companhia. Conclui-se que a Petrobrás tem empregado várias estratégias para recuperar a sua legitimidade. Isso suscitou mudanças organizacionais, comportamentais e na governança da companhia no sentido de se inibir novos envolvimentos com atividades ilícitas ligadas à corrupção. Contudo, salienta-se que as investigações ainda estão em curso e que, eventualmente, a empresa terá que se posicionar novamente sobre essa matéria.Referências
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