Modalidades de Avaliação e Aprendizagem Significativa na Visão dos Estudantes de Ciências Contábeis: Comparativo no Ensino Remoto e Presencial
DOI:
https://doi.org/10.21446/scg_ufrj.v0i0.56890Palavras-chave:
Modalidades de avaliação, Aprendizagem significativa, Ensino-aprendizagem, Ensino remoto e presencialResumo
Para a formação de futuros profissionais hábeis e competentes, torna-se necessário que haja aprendizagem significativa. No ensino superior, isso implica em passar por modalidades avaliativas, que também são ferramentas do processo de ensino-aprendizagem. Assim, o objetivo deste trabalho é identificar as modalidades de avaliações aplicadas no curso de Ciências Contábeis, analisar se elas contribuem para a aprendizagem significativa na percepção dos estudantes e verificar suas diferenças no ensino presencial e no remoto. A pesquisa se respalda na Teoria da Aprendizagem Significativa e a na Teoria da Avaliação, que categoriza as avaliações em três modalidades com objetivos e funções que, quando associados e utilizados em conformidade com os objetivos pedagógicos auxiliam no processo de ensino-aprendizagem. Quanto a metodologia, esta pesquisa é descritiva e explicativa com uma abordagem qualitativa, realizou-se uma análise de relatos coletados dos estudantes do curso por meio de duas etapas. Na primeira foram coletados os relatos em uma roda de conversa. Na segunda etapa, para complementação e aprofundamento da coleta de dados, foram realizadas entrevistas com graduandos do curso de Ciências Contábeis. Para a interpretação dos dados utilizou-se a análise de conteúdo, organizados em três categorias de análise: modalidades, métodos e periodicidade de avaliações; coerência da avaliação com as metodologias de ensino aplicadas nas disciplinas; e funções da avaliação e a aprendizagem significativa. Os resultados indicam que os estudantes possuem aptidões e preferências diferentes nos métodos de avaliação aplicados pelos docentes, fortalecendo a importância da diversificação dos métodos avaliativos durante o processo de ensino-aprendizagem e, consequentemente das metodologias de avaliação, para que haja aprendizagem significativa. O estudo apresenta contribuições práticas para os docentes, estudantes e gestores acadêmicos, proporcionando o conhecimento e reflexões sobre o processo de avaliação adotado no curso de Ciências Contábeis e a influência do mesmo para a aprendizagem significativa dos estudantes.Referências
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