Uso de Jogos de Empresas na Área Contábil e de Negócios para o Desenvolvimento de Competências: Uma Revisão Sistemática da Literatura
DOI:
https://doi.org/10.21446/scg_ufrj.v19i1.62512Resumo
Este estudo teve por objetivo analisar quais as competências profissionais têm sido cultivadas por meio da utilização de jogos de empresas na área contábil e de negócios, conforme a literatura especializada. Para alcançar esse objetivo, foi realizada uma pesquisa do tipo Revisão Sistemática da Literatura baseada na metodologia ProcNow-C, de 2010 a 2023, nas bases de dados Web of Science, Science Direct-Elsevier e Scopus-Elsevier. Identificou-se inicialmente um total de 95 artigos, coletados entre os meses de abril e agosto de 2023. Após excluir os artigos inelegíveis para o escopo da revisão, passou-se para análise das 45 pesquisas remanescentes. Os resultados demonstram que os jogos, principalmente os digitais, são amplamente utilizados na área de negócios em geral. Porém, na área contábil as pesquisas não têm abrangido todas as competências técnicas (conhecimentos) preconizadas pela IFAC. Além disso, foram identificadas diversas habilidades que os jogos são capazes de proporcionar aos estudantes, alinhadas às competências da IFAC. A partir desses achados, propõe-se que sejam desenvolvidos e testados empiricamente jogos contábeis nas áreas de relatórios financeiros, governança, risco e controle interno, regulação, tecnologia da informação e economia. Os resultados podem contribuir para pesquisadores sobre o tema, bem como docentes de contabilidade e da área de negócios.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Andreia Marques Maciel de Carvalho, Gilberto José Miranda, Ricardo Rocha de Azevedo
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
DIREITOS DE AUTOR: O autor retém, sem restrições dos direitos sobre sua obra.
DIREITOS DE REUTILIZAÇÃO: O Periódico SCG adota a Licença Creative Commons, CC BY-NC atribuição não comercial conforme a Política de Acesso Aberto ao conhecimento adotado pelo Portal de Periódicos da UFRJ. Com essa licença é permitido acessar, baixar (download), copiar, imprimir, compartilhar, reutilizar e distribuir os artigos, desde que para uso não comercial e com a citação da fonte, conferindo os devidos créditos de autoria e menção à SCG. Nesses casos, nenhuma permissão é necessária por parte dos autores ou dos editores.
DIREITOS DE DEPÓSITO DOS AUTORES/AUTOARQUIVAMENTO: Os autores são estimulados a realizarem o depósito em repositórios institucionais da versão publicada com o link do seu artigo na SCG.