Uso de Jogos de Empresas na Área Contábil e de Negócios para o Desenvolvimento de Competências: Uma Revisão Sistemática da Literatura

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DOI:

https://doi.org/10.21446/scg_ufrj.v19i1.62512

Resumo

Este estudo teve por objetivo analisar quais as competências profissionais têm sido cultivadas por meio da utilização de jogos de empresas na área contábil e de negócios, conforme a literatura especializada. Para alcançar esse objetivo, foi realizada uma pesquisa do tipo Revisão Sistemática da Literatura baseada na metodologia ProcNow-C, de 2010 a 2023, nas bases de dados Web of Science, Science Direct-Elsevier e Scopus-Elsevier. Identificou-se inicialmente um total de 95 artigos, coletados entre os meses de abril e agosto de 2023. Após excluir os artigos inelegíveis para o escopo da revisão, passou-se para análise das 45 pesquisas remanescentes. Os resultados demonstram que os jogos, principalmente os digitais, são amplamente utilizados na área de negócios em geral. Porém, na área contábil as pesquisas não têm abrangido todas as competências técnicas (conhecimentos) preconizadas pela IFAC. Além disso, foram identificadas diversas habilidades que os jogos são capazes de proporcionar aos estudantes, alinhadas às competências da IFAC. A partir desses achados, propõe-se que sejam desenvolvidos e testados empiricamente jogos contábeis nas áreas de relatórios financeiros, governança, risco e controle interno, regulação, tecnologia da informação e economia. Os resultados podem contribuir para pesquisadores sobre o tema, bem como docentes de contabilidade e da área de negócios.

Publicado

2024-08-07