Os Serviços Tributários Fornecidos pelo Auditor influenciam as Taxas Efetivas de Tributos de Longo Prazo? Novas Evidências
DOI:
https://doi.org/10.21446/scg_ufrj.v19i1.62685Resumo
A pesquisa investigou a associação temporal entre o investimento em serviços tributários fornecidos pelo auditor titular (APTS) e a taxa efetiva de tributo sobre o lucro corporativo (ETR) de longo prazo. Para tanto, utilizamos abordagem de dados em painel (estático e dinâmico), análise quantílica e de modelos não lineares e não paramétrico para analisar a relação entre ETR e APTS a partir de dados públicos de uma amostra de empresas listadas na Bolsa de Valores de São Paulo (B3) no período de 2013 a 2020. De forma geral, nossos resultados sugerem que a ETR de longo prazo varia negativamente em função do aumento no valor dos investimentos em APTS. Nossa análise considerou uma série de controles previstos pela literatura e é robusta quando se aplicam distintas especificações econométricas e formas alternativas de cálculo de APTS e ETR. Adicionalmente, descobrimos que as observações empresa-ano abaixo/acima da mediana da ETR apresentam associação estatisticamente positiva/negativa com os APTS, identificamos o ponto a partir do qual a relação positiva passa a ser negativa e documentamos alguma evidência de não linearidade na relação entre ETR de longo prazo e APTS. Nossos resultados contribuem para ampliar a literatura sobre os determinantes da variação das ETRs de longo prazo, os estudos que investigam o papel do auditor nas estratégias tributárias corporativas e podem interessar aos membros de comitês de auditoria, ao considerarem os custos e benefícios do investimento em APTS, às autoridades fiscais, acionistas e órgãos reguladores interessados em entender como os APTS influenciam a capacidade das empresas evitar o pagamento de tributos a longo prazo por meio da redução da ETR, além de oferecer subsídios para o debate em andamento sobre a regulação dos serviços não relacionados à auditoria que podem ser fornecidos pelo auditor titular.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2018 SHEIZI FREITAS, LUIS PAULO, JOSÉ MARIA, ALINE MENDONÇA
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
DIREITOS DE AUTOR: O autor retém, sem restrições dos direitos sobre sua obra.
DIREITOS DE REUTILIZAÇÃO: O Periódico SCG adota a Licença Creative Commons, CC BY-NC atribuição não comercial conforme a Política de Acesso Aberto ao conhecimento adotado pelo Portal de Periódicos da UFRJ. Com essa licença é permitido acessar, baixar (download), copiar, imprimir, compartilhar, reutilizar e distribuir os artigos, desde que para uso não comercial e com a citação da fonte, conferindo os devidos créditos de autoria e menção à SCG. Nesses casos, nenhuma permissão é necessária por parte dos autores ou dos editores.
DIREITOS DE DEPÓSITO DOS AUTORES/AUTOARQUIVAMENTO: Os autores são estimulados a realizarem o depósito em repositórios institucionais da versão publicada com o link do seu artigo na SCG.