Gerenciamento Interno e Interorganizacional dos Custos e o Desempenho Organizacional: Efeito do Compartilhamento de Informações
DOI:
https://doi.org/10.21446/scg_ufrj.v19i1.63771Resumo
A presente investigação buscou analisar o efeito do gerenciamento interno e interorganizacional dos custos no desempenho organizacional, visando compreender o papel central do compartilhamento de informações. Neste sentido, foi desenvolvida uma investigação inferencial, mediante survey com 99 gestores e coordenadores de custos de companhias brasileiras. Para a estimação das variáveis foi aplicada a abordagem quantitativa, pelo método de modelagem por equações estruturais utilizando o software SmartPLS 4. Os achados desta investigação demonstram que companhias que possuem gestão interna de custos utilizam medidas para aprimorar seus processos internos, e com isso geram maior eficiência dos recursos que são convertidos em bens e/ou serviços. Quando as companhias aplicam suas técnicas internas de gestão de custos em suas companhias parceiras, as companhias que compõem a cadeia de valor tendem a apresentar uma gestão dos custos de forma interorganizacional mais eficiente. Neste sentido, a necessidade de aprimorar os processos de gestão dos custos, faz com que as companhias compartilhem suas informações, levando-as a trocar informações que permitem as companhias visualizarem oportunidades de mercado. Do mesmo modo, o compartilhamento de informações entre as companhias ajuda a sanar problemas e com isso a companhia consegue atingir maior desempenho organizacional. Esta investigação contribui apresentando insights a respeito do compartilhamento das informações que permite aos gestores e coordenadores discorrerem sobre as melhores técnicas e estratégias de mercado, contribui para a elevação do desempenho das companhias.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2018 Rubia Frehner Poffo, Micheli Aparecida Lunardi
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
DIREITOS DE AUTOR: O autor retém, sem restrições dos direitos sobre sua obra.
DIREITOS DE REUTILIZAÇÃO: O Periódico SCG adota a Licença Creative Commons, CC BY-NC atribuição não comercial conforme a Política de Acesso Aberto ao conhecimento adotado pelo Portal de Periódicos da UFRJ. Com essa licença é permitido acessar, baixar (download), copiar, imprimir, compartilhar, reutilizar e distribuir os artigos, desde que para uso não comercial e com a citação da fonte, conferindo os devidos créditos de autoria e menção à SCG. Nesses casos, nenhuma permissão é necessária por parte dos autores ou dos editores.
DIREITOS DE DEPÓSITO DOS AUTORES/AUTOARQUIVAMENTO: Os autores são estimulados a realizarem o depósito em repositórios institucionais da versão publicada com o link do seu artigo na SCG.