Avaliação de Fatores que Influenciam na Implantação de Programas de Gestão de Riscos e de Integridade da Marinha do Brasil
DOI:
https://doi.org/10.21446/scg_ufrj.v19i3.66653Resumo
Este estudo teve por objetivo avaliar os fatores que mais influenciam a implantação de Programas de Gestão de Riscos (PGR) e de Integridade (PGI) com vistas a identificar os principais obstáculos e as estratégias para enfrentar a resistência às mudanças. Para isso, foi conduzida uma Revisão Sistemática de Literatura, seguida de análise de conteúdo e categorização, o que possibilitou o desenvolvimento e aplicação do questionário com 39 assertivas sobre a implantação dos Programas, sendo obtidas 74 respostas válidas. Devido às diferenças identificadas na aplicação do Teste Qui-quadrado nas respostas dos três grupos de respondentes, o estudo quantitativo, por meio o Teste t, foi feito utilizando as 48 respostas válidas dos membros que trabalham na operação do PGR. Apesar do pequeno tamanho da amostra, a análise dos resultados sugere que a Marinha do Brasil esteja na fase inicial da implantação dos PGI e PGR. Os resultados sugerem que a Capacitação é um obstáculo à implantação do PGR, o que pode dificultar a governança do Programa. Os resultados também indicam a dependência do PGI em relação à implantação do PGR. Além disso, os fatores relacionados à atuação das lideranças para apoiar a integridade, para reduzir as falhas na comunicação interna e as barreiras à transparência e reduzir as falhas na identificação, análise e execução das respostas aos riscos sugerem que esses fatores estejam ainda pouco consolidados, talvez devido a características próprias do ambiente militar onde é fundamental o sigilo e a segurança. A pesquisa confirmou ainda que as estratégias para reduzir a resistência às mudanças relacionadas a ter uma comunicação clara e constante, ao envolvimento e participação dos militares e civis, a praticar reconhecimento e recompensa e, principalmente, a contar com uma liderança que dá o exemplo são essenciais para implementar mudanças com base no PGR e PGI.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Karen Sabá, João Neves, Érica Von Raschendorfer, Eduardo Felicíssimo

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
DIREITOS DE AUTOR: O autor retém, sem restrições dos direitos sobre sua obra.
DIREITOS DE REUTILIZAÇÃO: O Periódico SCG adota a Licença Creative Commons, CC BY-NC atribuição não comercial conforme a Política de Acesso Aberto ao conhecimento adotado pelo Portal de Periódicos da UFRJ. Com essa licença é permitido acessar, baixar (download), copiar, imprimir, compartilhar, reutilizar e distribuir os artigos, desde que para uso não comercial e com a citação da fonte, conferindo os devidos créditos de autoria e menção à SCG. Nesses casos, nenhuma permissão é necessária por parte dos autores ou dos editores.
DIREITOS DE DEPÓSITO DOS AUTORES/AUTOARQUIVAMENTO: Os autores são estimulados a realizarem o depósito em repositórios institucionais da versão publicada com o link do seu artigo na SCG.