Chamada para 2019-2 - DOSSIÊ LEITURA E ATENÇÃO HOJE

Está aberta a chamada para o DOSSIÊ LEITURA E ATENÇÃO HOJE

v.23, n.40 (2019-2)

Organizador: Eduardo G. B. Losso (UFRJ)

Prazo para envio de artigos: 15 de julho de 2019.

Atualmente, há um debate acalorado a respeito do impacto das novas mídias na percepção humana e como que influenciam, em especial, a leitura do texto literário. Comparando a leitura de uma obra literária, clássica ou consagrada, com os novos atrativos, qual chance um livro de poesia tem, com seus tantos exercícios imagéticos indiretos, cheios de reflexões e associações complexas, valendo-se de pálidas representações verbais, frente à tela do vídeo, que fornece presentificações diretas, coloridas, excitantes, com todo tipo de otimização do som e da imagem? Por outro lado, a poesia ganhou novas plataformas sociais e algum poder de atração em blogs, posts, revistas online; bem como a personalidade de escritores encontrou novos poderes carismáticos, em perfis de Facebook e canais de Youtube. Em tempos de “déficit de atenção”, vale a pena se perguntar se a literatura e outras artes saem prejudicadas pela incapacidade de concentração, vista por alguns teóricos como uma verdadeira regressão cognitiva, ou se há uma chance positiva de criar diferentes formas estéticas de relação com o meio. Cabe, então, indagar: que mudança ocorre na percepção estética quando se vive em meio à consulta compulsiva de celulares? Como o hábito de se comunicar por redes sociais influi hoje na produção e recepção da literatura, bem como da constituição do meio literário? Como a cultura e a educação estão reagindo ao novo estado de coisas?

Equipe da Revista Terceira Margem

Terceira Margem, revista do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Literatura da Universidade Federal do Rio de Janeiro, circulando desde 1997, com acesso online desde 2002.

Revista Terceira Margem se dedica à publicação de textos teóricos das áreas de Teoria Literária, Literatura Comparada, Crítica Literária e Estudos Culturais, além de resenhas de obras contemporâneas. Tradicionalmente a revista publica também dossiês temáticos dedicados a questões atuais dos campos de estudos a que se dedica. Artigos podem ser submetidos online (clique aqui para se cadastrar ou envie o material pelo email revistaterceiramargem.ufrj@gmail.com). Favor conferir as políticas editoriais e as normas de publicação da revista (é necessário realizar um cadastro para submeter material). Dúvidas podem ser retiradas através do e-mail revistaterceiramargem.ufrj@gmail.com .