Submissões

Submissões Online

Já possui um login/senha de acesso à revista Terceira Margem?
Acesso

Não tem login/senha?
Acesse a página de cadastro

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso.

 

Diretrizes para Autores

NORMAS PARA APRESENTAÇÃO DE TRABALHOS

 

Terceira Margem recebe artigos e resenhas inéditos em língua portuguesa, francesa, espanhola e inglesa enviados através deste site. Para poder acessar o sistema, é necessário que o autor se cadastre neste LINK.

 

Os artigos enviados não devem ter nenhum tipo de identificação do autor (isso facilita o envio do material para os pareceristas; a autoria e o contato com o autor ficam registrados através do cadastro).

 

É exigido que o autor possua o doutorado completo para submeter artigos. Serão aceitos artigos de mestrandos e doutorandos, desde que em parceria com um doutor.

 

O Conselho Editorial encaminha a pareceristas ad hoc os trabalhos propostos.

 

PADRONIZAÇÃO

 

 

1) EXTENSÃO

 

Contagem de caracteres incluindo espaços:

• Artigos: entre 20.000 e 50.000 caracteres (aproximadamente entre 10 e 25 páginas).

• Resenhas: entre 5.000 e 20.000 caracteres (aproximadamente entre 3 e 10 páginas)

 

 

2) FORMATAÇÃO

 

• Arquivo Word, Open Office, PDF ou RTF;

• Página A4; margens laterais 3,0 cm; entrelinha1,5; alinhamento à esquerda; fonte Times New Roman; corpo 12.

• Adentramento 1 para assinalar parágrafo.

• Citações com até 3 linhas no corpo do texto e entre aspas, citações com mais de 3 linhas destacadas com adentramento 1, corpo 11 e 1 entrelinha acima e abaixo.

• Notas em corpo 10, no fim do documento.

 

 

3) SEQUÊNCIA DE ITENS:

 

• Título do trabalho em caixa alta, alinhado à esquerda.

• Nome do(s) autor(es) em caixa alta e baixa, alinhado à esquerda.

• Corpo do texto com notas ao fim do documento.

• Subtítulos (se houver) em negrito, alinhados à esquerda, com 2 entrelinha acima e 1 entrelinha abaixo, em caixa alta e baixa.

• Referências bibliográficas.

• Resumo de aproximadamente 6 linhas.

• Palavras-chave (de 3 a 5 termos separados por ponto-e-vírgula).

• Abstract de aproximadamente 6 linhas.

• Key words (de 3 a 5 termos separados por ponto-e-vírgula).

• Nota sobre o(s) autor(es) contendo nome, titulação, cargo, instituição,atividades e publicações mais importantes.

 

 

4) REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

Conforme as normas da ABNT (NBR 6023)

 

• Livro

BENJAMIN, Walter. Rua de mão única. 5 ed. São Paulo: Brasiliense,1995. (Obras escolhidas, v. 3).

BARTHES, Roland et al. Literatura e realidade (que é o realismo).Apresentação Tzvetan Todorov. Lisboa: Publicações Dom Quixote,1984.

• Capítulo de livro

LAFETÁ, João Luiz. Três teorias do romance: alcance, limitações, complementaridade.In: ––––––. A dimensão da noite e outros ensaios. Organização Antonio Arnoni Prado. São Paulo: Duas Cidades; Editora34, 2004. p. 284-95.

• Artigo em coletânea

LIPPARD, Lucy R. Trojan Horses: Activist Art and Power. In: WALLIS,Brian (Ed.). Art after Modernism: Rethinking representation. NewYork: The Museum of Contemporary Art; Boston: Godine, 1984. p. 341-58.

• Artigo de jornal

FISCHER, Luís Augusto. Nobreza do samba. Folha de S. Paulo, São Paulo, 05 jul. 2009. Mais!, p. 3.

• Artigo em revista impressa

HIRT, André. Le retrait et l’action (Marx et Hölderlin). Alea: estudos neo latinos: revista do Programa de Pós-graduação em Letras Neolatinas da UFRJ, Rio de Janeiro, v. 10, n. 2, p. 304-24, jul.-dez. 2008.

• Artigo em meio eletrônico

DUARTE, Lívia Lemos. O narrador do romance Cidade de Deus, de Paulo Lins. Revista Garrafa: revista virtual do Programa de Pós-graduação em Ciência da Literatura da UFRJ, Rio de Janeiro, n. 5,jan.-abr. 2005. Disponível em: <http://www.letras.ufrj.br/ciencialit/index_revistagarrafa.htm>. Acesso em: 10 jul. 2007.

• Trabalho apresentado em evento

SANTIAGO, Silviano. O intelectual modernista revisado. In: CONGRESSO INTERNACIONAL DA FACULDADE DE LETRAS DA UFRJ, 1., 1987, Rio de Janeiro. Anais... Rio de Janeiro: Faculdadede Letras da UFRJ, 1989. Palestra. p. 79-87.

• Trabalho apresentado em evento em meio eletrônico

ANDRADE, Paulo. Travessia e impasse: a tradição modernista napoesia de Sebastião Uchoa Leite. In: CONGRESSO INTERNACIONAL DA ABRALIC: TRAVESSIAS, 11., 2004, Porto Alegre. Anais... Porto Alegre: ABRALIC; UFRGS, 2004. 1 CD-ROM.

• Dissertação e tese

TELLES, Luís Fernando Prado. Narrativa sobre narrativas: uma interpretação sobre o romance e a modernidade (com uma leitura da obrade António Lobo Antunes). 2009. 526 f. Tese (Doutorado em Teoria e História Literária)–Instituto de Estudos da Linguagem, Unicamp,Campinas, 2009.

 

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.

  1. A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, por favor justificar em "Comentários ao editor".
  2. O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word, OpenOffice, ou RTF.
  3. O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista.
  4. Em caso de submissão a uma seção com avaliação pelos pares (ex.: artigos, dossiê), as instruções disponíveis em Assegurando a avaliação pelos pares cega foram seguidas.

     

  5. Os artigos enviados não devem ter nenhum tipo de identificação do autor (isso facilita o envio do material para os pareceristas; a autoria e o contato com o autor ficam registrados através do cadastro).

  6. Ao menos um dos autores do artigo possui grau de doutor.
 

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.