Submissões

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, por favor justificar em "Comentários ao editor".
  • O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word.
  • O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista.
  • Em caso de submissão a uma seção com avaliação pelos pares (ex.: artigos, dossiê), as instruções disponíveis em Assegurando a avaliação pelos pares cega foram seguidas.

  • Os artigos enviados não devem ter nenhum tipo de identificação do autor (isso facilita o envio do material para os pareceristas; a autoria e o contato com o autor ficam registrados através do cadastro).

  • Ao menos um dos autores do artigo possui grau de doutor.

Diretrizes para Autores

NORMAS PARA APRESENTAÇÃO DE TRABALHOS

 

A Revista Terceira Margem não cobra nenhuma taxa para publicar qualquer material.

Recebe artigos e resenhas inéditos em língua portuguesa, francesa, espanhola e inglesa enviados através deste site. Para poder acessar o sistema, é necessário que o autor se cadastre neste LINK.

Recebe submissões de temas livres (observando o foco da revista) em fluxo contínuo e também em períodos estipulados para os dossiês temáticos (veja as chamadas clicando aqui)

Adota a avaliação cega por pares, por essa razão os artigos enviados não devem conter nenhum tipo de identificação do autor; a autoria, instituição, demais dados e o contato com o autor ficam registrados através do cadastro (solicitamos atenção no preenchimento dos metadados, que devem ser informados durante a submissão). O Conselho Editorial encaminha a pareceristas ad hoc os trabalhos propostos.

Para submissão de trabalhos é IMPRESCINDÍVEL:

- que o autor possua o doutorado completo. Serão aceitos artigos de mestrandos e doutorandos, desde que em parceria com um doutor;

que a contribuição seja original e inédita, e NÃO esteja sendo avaliada para publicação por outra revista;

- o preenchimento correto dos metadados no ato de submissão dos trabalhos e

- que o material esteja DE ACORDO com as seguintes diretrizes:

 

PADRONIZAÇÃO:

1) EXTENSÃO

CONTAGEM TOTAL DE CARACTERES COM ESPAÇO, incluindo resumos, referências bibliográficas e notas:

  • Artigos: entre 20.000 e 50.000 caracteres com espaços.
  • Resenhas: entre 5.000 e 20.000 caracteres com espaços.
*TEXTOS ACIMA OU ABAIXO DESSES LIMITES SERÃO RECUSADOS.

 

2) FORMATAÇÃO

  • Arquivo Word;
  • Página A4; margens 3,0 cm; espaço entrelinhas 1,5; alinhamento justificado; fonte Times New Roman; corpo 12.
  • Recuo especial de 1 na primeira linha dos parágrafos.
  • Citações com até 3 linhas no corpo do texto entre aspas; citações com mais de 3 linhas destacadas com recuo de 1, corpo 11, espaçamento entrelinhas simples e 1 linha vazia acima e abaixo.
  • Notas de rodapé em corpo 10, fonte Times New Roman e alinhamento justificado.
  • Referências bibliográficas no corpo do texto entre parênteses no sistema autor-data - NBR 10520:2023 da ABNT: (Sobrenome, ano, p. xx), e NÃO nas notas de rodapé.

 

3) SEQUÊNCIA DE ITENS

  • Título do trabalho com maiúsculas só para letras iniciais e nomes próprios, alinhamento centralizado e em negrito.
  • Título em inglês, centralizado e sem negrito.
  • - Sem identificação dos autores -
  • Resumo de aproximadamente 6 linhas.
  • Palavras-chave (de 3 a 5 termos separadas por ponto-e-vírgula).
  • Abstract de aproximadamente 6 linhas.
  • Keywords (de 3 a 5 termos separadas por ponto-e-vírgula).
  • Corpo do texto, com notas de rodapé apenas para observações essenciais (referências bibliográficas no corpo do texto).
  • Subtítulos (se houver) em negrito, com  maiúsculas/minúsculas.
  • Referências bibliográficas.

 

4) OBSERVAÇÕES

  • As páginas NÃO devem ser numeradas.
  • Grifos em itálico ou entre aspas, NÃO em negrito;
  • Todas as citações em idioma estrangeiro devem ser traduzidas para o idoma do texto;
  • Caso o autor deseje incluir o trecho original da citação deve fazê-lo nas notas de rodapé (a tradução fica, obrigatoriamente, no corpo do texto);
  • Imagens serão aceitas quando essencias para o trabalho, porém não devem exceder o máximo de SEIS imagens, devidamente numeradas e legendadas no corpo do texto (e NÃO em anexos).
  • O tamanho dos arquivos não deve ultrapassar 5MB.
  • Preencher corretamente os metadados no sistema pois o sumário é feito automaticamente com os dados inseridos pelo autor nessa etapa.
  • NÃO UTILIZAR RECURSOS AVANÇADOS DE EDIÇÃO (como espaçamento entre parágrafos, estilos, campos etc.).
  • Autores publicados devem aguardar ao menos 2 anos para submeter novo artigo.
  • Autores publicados concordam em prestar serviço não remunerado como avaliador ad hoc para a revista, caso seja necessário.
  • Autores devem sinalizar em comentário para os editores, no momento da submissão, para qual dossiê o artigo se destina (caso seja endereçado a dossiê específico)

 

5) REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

Conforme as normas da ABNT (NBR 6023)

  • Livro

BENJAMIN, Walter. Rua de mão única. 5 ed. São Paulo: Brasiliense, 1995. (Obras escolhidas, v. 3).

BARTHES, Roland et al. Literatura e realidade (que é o realismo). Apresentação Tzvetan Todorov. Lisboa: Publicações Dom Quixote, 1984.

  • Capítulo de livro

LAFETÁ, João Luiz. Três teorias do romance: alcance, limitações, complementaridade. In: ______. A dimensão da noite e outros ensaios. Organização Antonio Arnoni Prado. São Paulo: Duas Cidades; Editora34, 2004. p. 284-95.

  • Artigo em coletânea

LIPPARD, Lucy R. Trojan Horses: Activist Art and Power. In: WALLIS, Brian (Ed.). Art after Modernism: Rethinking representation. NewYork: The Museum of Contemporary Art; Boston: Godine, 1984. p. 341-58.

  • Artigo de jornal

FISCHER, Luís Augusto. Nobreza do samba. Folha de S. Paulo, São Paulo, 05 jul. 2009. Mais!, p. 3.

  • Artigo em revista impressa

HIRT, André. Le retrait et l'action (Marx et Hölderlin). Alea: estudos neo latinos: revista do Programa de Pós-graduação em Letras Neolatinas da UFRJ, Rio de Janeiro, v. 10, n. 2, p. 304-324, jul.-dez. 2008.

  • Artigo em meio eletrônico

DUARTE, Lívia Lemos. O narrador do romance Cidade de Deus, de Paulo Lins. Revista Garrafa: revista virtual do Programa de Pós-graduação em Ciência da Literatura da UFRJ, Rio de Janeiro, n. 5, jan.-abr. 2005. Disponível em: <http://www.letras.ufrj.br/ciencialit/index_revistagarrafa.htm>. Acesso em: 10 jul. 2007.

  • Trabalho apresentado em evento

SANTIAGO, Silviano. O intelectual modernista revisado. In: CONGRESSO INTERNACIONAL DA FACULDADE DE LETRAS DA UFRJ, 1, 1987, Rio de Janeiro. Anais... Rio de Janeiro: Faculdadede Letras da UFRJ, 1989. Palestra. p. 79-87.

  • Trabalho apresentado em evento em meio eletrônico

ANDRADE, Paulo. Travessia e impasse: a tradição modernista na poesia de Sebastião Uchoa Leite. In: CONGRESSO INTERNACIONAL DA ABRALIC: TRAVESSIAS, 11, 2004, Porto Alegre. Anais... Porto Alegre: ABRALIC; UFRGS, 2004. 1 CD-ROM.

  • Dissertação e tese

TELLES, Luís Fernando Prado. Narrativa sobre narrativas: uma interpretação sobre o romance e a modernidade (com uma leitura da obrade António Lobo Antunes). 2009. 526 f. Tese (Doutorado em Teoria e História Literária) - Instituto de Estudos da Linguagem, Unicamp, Campinas, 2009.

Artigos

Política padrão de seção

3ªm Cultural - Margem Poética

Obras culturais de diversas naturezas, de artistas convidados pela equipe organizadora da seção.

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.