Soumissions

Ouvrir une session ou (S'inscrire) pour faire une soumission.

Liste de vérification de la soumission

En tant que partie intégrante du processus de soumission, les auteurs doivent s'assurer de la conformité de leur soumission avec tous les éléments suivants, et les soumissions peuvent être retournées aux auteurs qui ne sont pas conformes à ces directives.
  • A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, por favor justificar em "Comentários ao editor".
  • O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word.
  • O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista.
  • Em caso de submissão a uma seção com avaliação pelos pares (ex.: artigos, dossiê), as instruções disponíveis em Assegurando a avaliação pelos pares cega foram seguidas.

  • Os artigos enviados não devem ter nenhum tipo de identificação do autor (isso facilita o envio do material para os pareceristas; a autoria e o contato com o autor ficam registrados através do cadastro).

  • Ao menos um dos autores do artigo possui grau de doutor.

Directives aux auteurs

NORMAS PARA APRESENTAÇÃO DE TRABALHOS

 

A Revista Terceira Margem não cobra nenhuma taxa para publicar qualquer material.

Recebe artigos e resenhas inéditos em língua portuguesa, francesa, espanhola e inglesa enviados através deste site. Para poder acessar o sistema, é necessário que o autor se cadastre neste LINK.

Recebe submissões de temas livres (observando o foco da revista) em fluxo contínuo e também em períodos estipulados para os dossiês temáticos (veja as chamadas clicando aqui)

Adota a avaliação cega por pares, por essa razão os artigos enviados não devem conter nenhum tipo de identificação do autor; a autoria, instituição, demais dados e o contato com o autor ficam registrados através do cadastro (solicitamos atenção no preenchimento dos metadados, que devem ser informados durante a submissão). O Conselho Editorial encaminha a pareceristas ad hoc os trabalhos propostos.

Para submissão de trabalhos é IMPRESCINDÍVEL:

- que o autor possua o doutorado completo. Serão aceitos artigos de mestrandos e doutorandos, desde que em parceria com um doutor;

que a contribuição seja original e inédita, e NÃO esteja sendo avaliada para publicação por outra revista;

- o preenchimento correto dos metadados no ato de submissão dos trabalhos e

- que o material esteja DE ACORDO com as seguintes diretrizes:

 

PADRONIZAÇÃO:

1) EXTENSÃO

CONTAGEM TOTAL DE CARACTERES COM ESPAÇO, incluindo resumos, referências bibliográficas e notas:

  • Artigos: entre 20.000 e 50.000 caracteres com espaços.
  • Resenhas: entre 5.000 e 20.000 caracteres com espaços.
*TEXTOS ACIMA OU ABAIXO DESSES LIMITES SERÃO RECUSADOS.

 

2) FORMATAÇÃO

  • Arquivo Word;
  • Página A4; margens 3,0 cm; espaço entrelinhas 1,5; alinhamento justificado; fonte Times New Roman; corpo 12.
  • Recuo especial de 1 na primeira linha dos parágrafos.
  • Citações com até 3 linhas no corpo do texto entre aspas; citações com mais de 3 linhas destacadas com recuo de 1, corpo 11, espaçamento entrelinhas simples e 1 linha vazia acima e abaixo.
  • Notas de rodapé em corpo 10, fonte Times New Roman e alinhamento justificado.
  • Referências bibliográficas no corpo do texto entre parênteses no sistema autor-data - NBR 10520:2023 da ABNT: (Sobrenome, ano, p. xx), e NÃO nas notas de rodapé.

 

3) SEQUÊNCIA DE ITENS

  • Título do trabalho com maiúsculas só para letras iniciais e nomes próprios, alinhamento centralizado e em negrito.
  • Título em inglês, centralizado e sem negrito.
  • - Sem identificação dos autores -
  • Resumo de aproximadamente 6 linhas.
  • Palavras-chave (de 3 a 5 termos separadas por ponto-e-vírgula).
  • Abstract de aproximadamente 6 linhas.
  • Keywords (de 3 a 5 termos separadas por ponto-e-vírgula).
  • Corpo do texto, com notas de rodapé apenas para observações essenciais (referências bibliográficas no corpo do texto).
  • Subtítulos (se houver) em negrito, com  maiúsculas/minúsculas.
  • Referências bibliográficas.

 

4) OBSERVAÇÕES

  • As páginas NÃO devem ser numeradas.
  • Grifos em itálico ou entre aspas, NÃO em negrito;
  • Todas as citações em idioma estrangeiro devem ser traduzidas para o idoma do texto;
  • Caso o autor deseje incluir o trecho original da citação deve fazê-lo nas notas de rodapé (a tradução fica, obrigatoriamente, no corpo do texto);
  • Imagens serão aceitas quando essencias para o trabalho, porém não devem exceder o máximo de SEIS imagens, devidamente numeradas e legendadas no corpo do texto (e NÃO em anexos).
  • O tamanho dos arquivos não deve ultrapassar 5MB.
  • Preencher corretamente os metadados no sistema pois o sumário é feito automaticamente com os dados inseridos pelo autor nessa etapa.
  • NÃO UTILIZAR RECURSOS AVANÇADOS DE EDIÇÃO (como espaçamento entre parágrafos, estilos, campos etc.).
  • Autores publicados devem aguardar ao menos 2 anos para submeter novo artigo.
  • Autores publicados concordam em prestar serviço não remunerado como avaliador ad hoc para a revista, caso seja necessário.
  • Autores devem sinalizar em comentário para os editores, no momento da submissão, para qual dossiê o artigo se destina (caso seja endereçado a dossiê específico)

 

5) REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

Conforme as normas da ABNT (NBR 6023)

  • Livro

BENJAMIN, Walter. Rua de mão única. 5 ed. São Paulo: Brasiliense, 1995. (Obras escolhidas, v. 3).

BARTHES, Roland et al. Literatura e realidade (que é o realismo). Apresentação Tzvetan Todorov. Lisboa: Publicações Dom Quixote, 1984.

  • Capítulo de livro

LAFETÁ, João Luiz. Três teorias do romance: alcance, limitações, complementaridade. In: ______. A dimensão da noite e outros ensaios. Organização Antonio Arnoni Prado. São Paulo: Duas Cidades; Editora34, 2004. p. 284-95.

  • Artigo em coletânea

LIPPARD, Lucy R. Trojan Horses: Activist Art and Power. In: WALLIS, Brian (Ed.). Art after Modernism: Rethinking representation. NewYork: The Museum of Contemporary Art; Boston: Godine, 1984. p. 341-58.

  • Artigo de jornal

FISCHER, Luís Augusto. Nobreza do samba. Folha de S. Paulo, São Paulo, 05 jul. 2009. Mais!, p. 3.

  • Artigo em revista impressa

HIRT, André. Le retrait et l'action (Marx et Hölderlin). Alea: estudos neo latinos: revista do Programa de Pós-graduação em Letras Neolatinas da UFRJ, Rio de Janeiro, v. 10, n. 2, p. 304-324, jul.-dez. 2008.

  • Artigo em meio eletrônico

DUARTE, Lívia Lemos. O narrador do romance Cidade de Deus, de Paulo Lins. Revista Garrafa: revista virtual do Programa de Pós-graduação em Ciência da Literatura da UFRJ, Rio de Janeiro, n. 5, jan.-abr. 2005. Disponível em: <http://www.letras.ufrj.br/ciencialit/index_revistagarrafa.htm>. Acesso em: 10 jul. 2007.

  • Trabalho apresentado em evento

SANTIAGO, Silviano. O intelectual modernista revisado. In: CONGRESSO INTERNACIONAL DA FACULDADE DE LETRAS DA UFRJ, 1, 1987, Rio de Janeiro. Anais... Rio de Janeiro: Faculdadede Letras da UFRJ, 1989. Palestra. p. 79-87.

  • Trabalho apresentado em evento em meio eletrônico

ANDRADE, Paulo. Travessia e impasse: a tradição modernista na poesia de Sebastião Uchoa Leite. In: CONGRESSO INTERNACIONAL DA ABRALIC: TRAVESSIAS, 11, 2004, Porto Alegre. Anais... Porto Alegre: ABRALIC; UFRGS, 2004. 1 CD-ROM.

  • Dissertação e tese

TELLES, Luís Fernando Prado. Narrativa sobre narrativas: uma interpretação sobre o romance e a modernidade (com uma leitura da obrade António Lobo Antunes). 2009. 526 f. Tese (Doutorado em Teoria e História Literária) - Instituto de Estudos da Linguagem, Unicamp, Campinas, 2009.

Artigos

Política padrão de seção

3ªm Cultural - Margem Poética

Obras culturais de diversas naturezas, de artistas convidados pela equipe organizadora da seção.

Déclaration de confidentialité

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.