Terceira Margem

Revista Terceira Margem é uma publicação quadrimestral (a partir de 2019) do Programa de Pós-graduação em Ciência da Literatura da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Divulga pesquisas nas áreas de Teoria Literária, Literatura Comparada e Poética, voltadas para literaturas de língua portuguesa e línguas estrangeiras, clássicas e modernas, contemplando suas relações com filosofia, história, artes visuais, artes dramáticas, cultura popular e ciências sociais. Também se propõe a publicar resenhas críticas, para avaliação de publicações recentes. Buscando sempre novos caminhos teóricos, Terceira margem segue fiel ao título roseano, à inspiração de um pensamento interdisciplinar, híbrido, que assinale superações de dicotomias em busca de convivências plurívocas capazes de fazer diferença.


Recebe submissões de temas livres (observando o foco da revista) em fluxo contínuo e também em períodos estipulados para os dossiês temáticos (veja as chamadas clicando aqui)

Para submissão, favor conferir as políticas editoriais, as normas de publicação e as diretrizes para autores da revista clicando aqui.

Dúvidas podem ser retiradas através do e-mail revistaterceiramargem.ufrj@gmail.com.

Notícias

 

Chamada para 2022-3 - Dossiê Cenas Musicais: movimentos, coletivos, comunidades

 

Dossiê Cenas Musicais: movimentos, coletivos, comunidades

Edição de 2022-2: v. 26, n. 50, set-dez 2022.

Data limite para submissão de artigos: 1 de julho de 2022.

Publicação prevista para dezembro de 2022.

Organizadores: Rafael Senra Coelho (UNIFAP) e Luiz Henrique Assis Garcia (UFMG).

 
Publicado: 2021-12-07 Mais...
 

Chamada para 2022-2 - Dossiê Poetry Slam: produção, circulação e recepção

 

Dossiê Poetry Slam: produção, circulação e recepção

Edição de 2022-2: v. 26, n. 49, mai-ago 2022.

Data limite para submissão de artigos: 1 de março de 2022.

Publicação prevista para setembro de 2022.

Organizadores: Daniela Silva de Freitas (UNIFAL-MG), Miriane Peregrino (PBI/UzK) e Paulo Roberto Tonani do Patrocínio (UFRJ)

 
Publicado: 2021-08-27 Mais...
 
Outras notícias...

v. 25, n. 47 (2021): Dossiê Dante visto do Sul

Esse dossiê em homenagem a Dante nasce de uma colaboração internacional e interdisciplinar, e nossa expectativa é que reúna um conjunto importante de contribuições que nos ajude a pensar a atualidade do autor da Divina Comedia, passados já 700 anos de sua morte. Filologia, Literatura Comparada, Literatura Italiana e Estudos da Tradução são as disciplinas com as quais os editores deste dossiê estão envolvidos, e representam um campo vasto de pesquisas que se pretende colocar em diálogo no número 47 da Revista Terceira Margem. A proposta que se desenha com o título, o poeta visto do Sul, pode-se desdobrar em múltiplas abordagens, que vão desde os estudos dantescos que se desenvolvem na América Latina – a recepção de sua obra, as traduções, relações intertextuais – até às questões que envolvem os estudos sobre Dante e a sua relação com o sul da Itália, ou os estudos dantescos que hoje lá se desenvolvem.

Edição completa

Ver ou baixar a edição completa PDF

Sumário

Dossiê

Eleonora Ziller Camenietzki, Yuri Brunello
PDF
9-10
Bárbara Costa Ribeiro, Júlio Cezar Bastoni da Silva
PDF
11-32
Matheus Silva Vieira
PDF
33-49
Suélen Najara de Mello, Rafael Ferreira da Silva
PDF
51-64

Artigos

Cláudia Aparecida Avelar Ferreira
PDF
65-88
Cláudia Tavares Alves
PDF
89-106
Felipe Lima da Silva
PDF
107-122
Natalie Lima
PDF
123-139
Rafael Meire
PDF
141-161