A crise da identidade feminina nos contos “Amor”, de Clarice Lispector, e “A Mulher Desiludida”, de Simone de Beauvoir
DOI:
https://doi.org/10.55702/3m.v29i59.67076Palavras-chave:
identidade feminina, crise da identidade, história das mulheresResumo
O presente artigo analisou a crise de identidade das protagonistas dos contos “Amor”, de Clarice Lispector, e “A mulher desiludida”, de Simone de Beauvoir. A pesquisa utilizou uma metodologia de natureza bibliográfica, fundamentada no resgate da história das mulheres a partir do texto de Carla Cristina Garcia (2015) e demais autoras. Também foram exploradas as teorias sobre identidade feminina, de Simone de Beauvoir (2016b) e Maria Lúcia Rocha-Coutinho (1994), bem como outros autores que tratam de identidade, como Stuart Hall (2022). A análise revelou que, ao tomarem consciência de suas realidades, as protagonistas confrontam os papéis sociais impostos por uma sociedade patriarcal, os quais limitam a definição de mulher.
Downloads
Referências
BEAUVOIR, Simone de. A mulher desiludida. Rio de Janeiro: O Globo, 2003.
BEAUVOIR, Simone de. O segundo sexo: fatos e mitos. V. 1. 3. ed. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2016a.
BEAUVOIR, Simone de. O segundo sexo: a experiência vivida. V. 2. 3. ed. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2016b.
BRASIL. Lei n. 10406, de 10 de janeiro de 2002. Diário Oficial da União: Seção 01. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/2002/l10406compilada.htm. Acesso em: 3 nov. 2024.
DURAN, María Angeles. A dona-de-casa: crítica política da economia doméstica. V. 5. Rio de Janeiro: Edições Graal, 1983.
GARCIA, Carla Cristina. Breve história do feminismo. 3. ed. São Paulo: Claridade, 2015.
HALL, Stuart. A identidade cultural na pós-modernidade. 12. ed. Rio de Janeiro: Lamparina, 2022.
LISPECTOR, Clarice. Laços de família. Rio de Janeiro: Rocco, 2020.
OLIVEIRA, Rosiska D. As mulheres em movimento. In: FREIRE, Paulo et al. Vivendo e aprendendo: experiências do IDAC em educação popular. 10. ed. São Paulo: Brasiliense, 1980.
ROCHA-COUTINHO, Maria Lúcia. Tecendo por trás dos panos: a mulher brasileira nas relações familiares. Rio de Janeiro: Rocco, 1994.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Cibele Beirith Figueiredo Freitas, Lara Pacheco Emerim

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).