Amor à resposta
cenas de endereçamento na correspondência de Ana Cristina Cesar e Luiz Augusto
DOI:
https://doi.org/10.55702/3m.v29i59.67064Palavras-chave:
Ana Cristina Cesar, endereçamento, cartaResumo
Este trabalho analisa as cartas de Ana Cristina Cesar enviadas a Luiz Augusto e publicadas em Amor mais que maiúsculo: cartas a Luiz Augusto (2022), com o objetivo de investigar de que maneira a autora convoca as respostas do leitor/destinatário e como essa convocação constrói um movimento de endereçamento em seu texto. Em vez de simplesmente supor que na carta não haveria inquietação relacionada ao endereçamento (no sentido teórico da palavra na crítica literária), a proposta é entender de que maneira uma carta se dirige a seu interlocutor, ou seja, de quais artimanhas de linguagem o remetente se vale para criar, ou antes para manter, o movimento da relação.
Downloads
Referências
ANGELIDES, Sophia. Carta e literatura: correspondência entre Tchékhov e Górki. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 2001.
BARTHES, Roland. Escrever a leitura. In: O rumor da língua. São Paulo: Editora WMF Martins Fontes, 2012.
CAMARGO, Maria Lúcia de Barros. Atrás dos olhos pardos: uma leitura da poesia de Ana Cristina Cesar. Chapecó: Argos, 2003.
CESAR, Ana Cristina. [1977] “O poeta é um fingidor”. In: Crítica e tradução. São Paulo: Editora Ática, 1999.
CESAR, Ana Cristina. Amor mais que maiúsculo: cartas a Luiz Augusto. São Paulo: Companhia das Letras, 2022.
HAROCHE-BOUZINAC, Geneviève. Escritas epistolares. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 2016.
KAUFMANN, Vincent. L’equivoque épistolaire. Paris: Éditions de Minuit, 1990.
PEDROSA, Célia. Poesia, crítica, endereçamento. Expansões contemporâneas: literatura e outras formas. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2014, p. 69–90.
SANTIAGO, Silviano. Singular e anônimo. O eixo e a roda, n. 5, p. 95–105, 1986.
SANTIAGO, Silviano. Suas cartas, nossas cartas. In: Ora (direis) puxar conversa! Ensaios literários. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2006.
SISCAR, Marcos. [2005] A cisma da poesia brasileira. In: Poesia e crise. Campinas: Editora da Unicamp, 2010.
SISCAR, Marcos. Ana Cristina Cesar — por Marcos Siscar. Rio de Janeiro: EdUERJ, 2011.
SUSSEKIND, Flora. Até segunda ordem não me risque nada: os cadernos, rascunhos e a poesia-em-vozes de Ana Cristina Cesar. Rio de Janeiro: 7Letras, 2007.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Talissa Ancona Lopez, Marcos Siscar

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).