Entre luz e sombra

percursos de escrita em Maria Gabriela Llansol e Fiama Hasse Pais Brandão

Autores

DOI:

https://doi.org/10.55702/3m.v29i59.66437

Palavras-chave:

textualidade, ficção, luminosidade, fragmento, leitura

Resumo

Neste artigo encontram-se lado a lado alguns poemas de Fiama Hasse Pais Brandão, em Obra Breve (2017), e passagens dos livros de Maria Gabriela Llansol, Na casa de julho e agosto (1984), Um beijo dado mais tarde (1990) e Um falcão no punho (1985). O objetivo é investigar aspectos norteadores de suas obras a partir do fogo, símbolo que elucida cada cena fulgor dos textos lidos. A leitura proposta é acompanhada pelas reflexões de Octavio Paz, dentre outros autores, estudiosos das obras de Llansol e Fiama, como Lúcia Castello Branco, Jorge Fernandes da Silveira e Pedro Eiras.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Matthews Cirne, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Doutor em Letras Vernáculas (Literaturas Portuguesa e Africanas) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Integrante do Grupo de Estudos e Pesquisas em Literaturas de Língua Portuguesa (GEPELIP/UFAM).

Referências

ANDRADE, Carlos Drummond de. Alguma poesia. 8. ed. Rio de Janeiro: Record, 2007.

BRANCO, Lucia Castello. A escrita sem impostura. In: Entrevistas: Maria Gabriela Llansol. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2011.

BRANDÃO, Fiama Hasse Pais. Obra Breve. 2. ed. Lisboa: Assírio & Alvim, 2017.

EIRAS, Pedro. Deus e o seu poeta não são escriturários — Ficções da História em Maria Gabriela Llansol. In: Actas do Colóquio Internacional Literatura e História. Porto, 2004, v. 1.

EIRAS, Pedro. Fiama: a escolha da terra. Pessoa: revista de ideias, n. 2, ano 1. Lisboa: Câmara Municipal de Lisboa; Casa Fernando Pessoa, 2011.

HELENA, Lúcia. A figuração do feminino em Maria Gabriela Llansol. In: Cleonice, clara em sua geração. Organização: Gilda Santos, Jorge Fernandes da Silveira e Teresa Cristina Cerdeira da Silva. Rio de Janeiro: Editora UFRJ, 1995.

LLANSOL, Maria Gabriela. Um falcão no punho. 2. ed. Lisboa: Relógio D’água, 1998.

LLANSOL, Maria Gabriela. Um beijo dado mais tarde. Rio de Janeiro: 7Letras, 2013.

LLANSOL, Maria Gabriela. Na casa de julho e agosto. Rio de Janeiro: 7Letras, 2014.

MENDES, João. O espaço edénico. In: Entrevistas: Maria Gabriela Llansol. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2011.

PAZ, Octavio. O arco e a lira. 2. ed. Tradução: Ari Roitman e Paulina Wacht. São Paulo: Cosac Naify, 2012.

SILVEIRA, Jorge Fernandes da. O beijo partido: leitura de Um beijo dado mais tarde: introdução à obra de Llansol. Rio de Janeiro: Bruxedo, 2004.

Downloads

Publicado

2025-12-01