Portanto, provisoriamente
DOI:
https://doi.org/10.55702/3m.v29i59.67059Palavras-chave:
diário de escritores, escrita de si, giro autobiográficoResumo
O artigo é uma reflexão sobre diários de escritores na modernidade e suas metamorfoses na escrita de si contemporânea. Ler um diário de escritor não é como retirar um livro da estante, é revirar uma caixa guardada em um lugar alto, — a little box at the top of the stairs, como na canção do Neil Young. São notas de pesquisa em que comparecem anotações de diaristas notórios, como Alejandra Pizarnik, Carolina Maria de Jesus, Rosa Chacel, Virgínia Woolf, Susan Sontag e Ricardo Piglia.
Downloads
Referências
ANDERSON, Laurie. Heart of a dog. Documentário. Estados Unidos, 2015. Cor. 75 min.
BARTHES, Roland. A Preparação do Romance II. Tradução: Leyla Perrone-Moisés. São Paulo: Martins Fontes, 2005.
CALVINO, Italo. Se um viajante numa noite de inverno. Tradução: Nilson Moulim. São Paulo: Companhia das Letras, 1999.
CARRÈRE, Emmanuel. Ioga. Tradução: Mariana Delfini. Rio de Janeiro: Alfaguara, 2023.
CHACEL, Rosa. Diarios. Obra Completa. Vol. IX. Edición: Carlos Pérez Chacel y Antonio Piedra. Prólogo: Ana Rodríguez Fischer. Palencia: Fundación Jorge Guillén, 2004.
FOUCAULT, Michel. A hermenêutica do sujeito. Tradução: Márcio Alves da Fonseca e Salma Tannus Muchail. São Paulo: Editora WMF Martins Fontes, 2010.
GIORDANO, Alberto. A senha dos solitários — diários de escritores. Tradução: Rafael Gutiérrez. Rio de Janeiro: Papéis Selvagens, 2017.
GIORDANO, Alberto. Notas sobre diários de escritores. Revista Alea, Rio de Janeiro, v. 19/3, p. 703–713, set.–dez. 2017.
GIORDANO, Alberto. Com Barthes. Tradução: Diogo de Hollanda e Paloma Vidal. Rio de Janeiro: Papéis Selvagens Edições, 2023.
HIDALGO, Cora Requena. Rosa Chacel (1889–1994). Biblioteca de Mujeres. Madrid: Ediciones del orto, 2002.
JESUS, Carolina Maria. Quarto de despejo: diário de uma favelada. São Paulo: Edição Popular, 1963.
KLINGER, Diana. Escritas de si, escritas do outro: o retorno do autor e a virada etnográfica. Rio de Janeiro: 7Letras, 2023.
LEJEUNE, Philippe. O pacto autobiográfico: de Rousseau à internet. Organização: Jovita Maria Gerheim Noronha. Tradução: Jovita Maria Gerheim Noronha, Maria Inês Coimbra Guedes. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2008.
LEVRERO, M. La novela luminosa. Buenos Aires: Mondadori, 2008.
LOUIS, Édouard. Mudar: método. Tradução: Marília Scalzo. São Paulo: Todavia, 2024.
MAGRI, Ieda. Da dificuldade de nomear a produção do presente: literatura latino-americana contemporânea. Rio de Janeiro: 7Letras, 2023.
PIGLIA, Ricardo. Formas breves. Barcelona: Editorial Anagrama, 2000.
PIGLIA, Ricardo. Anos de formação: os diários de Emilio Renzi. Tradução: Sérgio Molina. São Paulo: Todavia, 2017.
PIGLIA, Ricardo. Os anos felizes: os diários de Emilio Renzi. Tradução: Sérgio Molina. São Paulo: Todavia, 2019.
PIGLIA, Ricardo. Um dia na vida: os diários de Emilio Renzi. Tradução: Sérgio Molina. São Paulo: Todavia, 2021.
PIZARNIK, Alejandra. Diarios. Edição: Ana Becciu. Barcelona: Editorial Lumen, 2007.
ROLNIK, S. Narciso no Espelho do Século XXI (Entrevista). Narciso 21, Youtube, 27 mai. 2017. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=GjsRiQB_5DY. Acesso em: 17 out. 2025.
SONTAG, Susan. Diários II. 1964–1980. Tradução: Rubens Figueiredo. São Paulo: Companhia das Letras, 2016.
WOOLF, Virgínia. Um teto todo seu. Tradução: Bia Nunes de Sousa e Glauco Mattoso. São Paulo: Tordesilhas, 2014.
WOOLF, Virgínia. Os diários de Virginia Woolf: uma seleção [1897–1941]. Organização e posfácio: Flora Sussekind. Tradução: Angélica Freitas. Rio de Janeiro: Rocco, 2021.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Ana Bartolo

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).