Rita Lee
autoficção e autobiografia como complementares escritas de si
DOI:
https://doi.org/10.55702/3m.v29i59.66982Palavras-chave:
Autoficção, Autobiografia, Rita Lee, Literatura contemporâneaResumo
O artigo analisa O mito do mito: de fã e louco, todo mundo tem um pouco (2024), de Rita Lee, destacando os elementos de autoficção presentes na obra. A autora mistura realidade e ficção ao criar uma protagonista chamada Rita Lee, que explora suas inquietações em uma consulta terapêutica. O estudo aplica conceitos de biografia e autoficção de autores como Serge Doubrovsky (1977) e Virginia Woolf (1958), comparando o quadro teórico com as autobiografias de Rita Lee. A análise propõe uma reflexão sobre a fusão entre vida pública e privada, especialmente no contexto das redes sociais. A obra da compositora é vista como um exercício literário que antecede suas autobiografias, explorando as ambiguidades entre verdade e ficção.
Downloads
Referências
BARTSCH, Henrique. Rita Lee mora ao lado: uma biografia alucinada da rainha do rock. São Paulo: Panda Books, 2006.
DOUBROVSKY, S. Fils: roman. Paris: Éditions Galilée, 1977.
FAEDRICH, Anna. O conceito de autoficção: demarcações a partir da literatura brasileira contemporânea. Itinerários, Araraquara, n. 40, p. 45–60, jan.–jun. 2015.
FIGUEIREDO, Eurídice. Autoficção feminina: a mulher nua diante do espelho. Revista Criação & Crítica, n. 4, p. 91–102, 2010. Disponível em:
http://www.fflch.usp.br/dlm/criacaoecritica/dmdocuments/08CC_N4_EFigueiredo.pdf. Acesso em: 27 jul. 2024.
HARRY, Duque de Sussex. Spare. Nova York: Random House, 2023.
JACCOMARD, H. Lecteur et lecture dans l’autobiographie française contemporaine: Violette Leduc, Françoise d’Eaubonne, Serge Doubrovsky, Marguerite Yourcenar. Genève: Droz, 1993.
LEE, Rita. Rita Lee: uma autobiografia. São Paulo: Globo Livros, 2016. Edição Kindle.
LEE, Rita. Rita Lee: outra autobiografia. São Paulo: Globo Livros, 2023.
LEE, Rita. O mito do mito: de fã e de louco, todo mundo tem um pouco. São Paulo: Globo Livros, 2024.
LEJEUNE, P. Da autobiografia ao diário, da Universidade à associação: itinerários de uma pesquisa. Letras de Hoje, Porto Alegre, v. 48, n. 4, p. 537–544, 2013.
OLIVEIRA, Pamella T. Souza de. “Um verdadeiro judeu não esquece seu passado”: a autoficção de A chave da casa, de Tatiana Salem Levy. Revista Garrafa, v. 16, n. 46, p. 82–100, out.–dez. 2018.
WOOLF, Virginia. The New Biography. In: WOOLF, Virginia. Granite and Rainbow. Harcourt, Brace and Company, 1958. Disponível em: https://archive.org/details/graniterainbowes00wool/page/n6/mode/1up. Acesso em: 27 jul. 2024.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Heloisa Maria Silveira Pontel, Márcio Miranda Alves

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).