Chamada para 2019-1 - DOSSIÊ POESIA E POLÍTICA CONTEMPORÂNEA

Está aberta a chamada para o DOSSIÊ POESIA E POLÍTICA CONTEMPORÂNEA

v.23, n.39 (2019-1)

Prazo para envio de artigos: 15 de janeiro de 2019.

A comoção política dos últimos anos deixou mais claras que nunca as fraturas do cotidiano e da civilidade brasileira. Os vários traumas, pequenos e grandes, provocados pela crise ressoam por todos os aspectos da cultura brasileira contemporânea, inclusive, é certo, pela literatura.

Dos cartazes poéticos criados em 2013 para serem fotografados e vistos na rede a uma primazia de notícias de reformas e corrupção, de 2014 em diante, que ofusca o panorama cultural, a poesia contemporânea tem participado da ebulição política, ganhando ou perdendo visibilidade. Se, antes de 2013, havia quem se queixasse da falta de indignação política explícita nos livros de poesia, hoje ela se expõe em quase toda a produção. Da mesma forma, a guerra cultural entre esquerda e direita e a irrupção dos movimentos identitários como protagonistas das lutas sociais estão norteando o panorama da cultura contemporânea e dando à poesia novas formas de ativismo e reflexão crítica.

Tendo em mente a dimensão dos problemas atuais, a Revista Terceira Margem convida ao envio de artigos que pensem os efeitos da ruptura política a partir de 2013 sobre a produção e recepção de poesia brasileira contemporânea e, considerando o alcance das transformações no panorama mundial, também da produção fora do país. 

Equipe da Revista Terceira Margem

Terceira Margem, revista do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Literatura da Universidade Federal do Rio de Janeiro, circulando desde 1997, com acesso online desde 2002.

Revista Terceira Margem se dedica à publicação de textos teóricos das áreas de Teoria Literária, Literatura Comparada, Crítica Literária e Estudos Culturais, além de resenhas de obras contemporâneas. Tradicionalmente a revista publica também dossiês temáticos dedicados a questões atuais dos campos de estudos a que se dedica. Artigos podem ser submetidos online (clique aqui para se cadastrar ou envie o material pelo email revistaterceiramargem.ufrj@gmail.com). Favor conferir as políticas editoriais e as normas de publicação da revista (é necessário realizar um cadastro para submeter material). Dúvidas podem ser retiradas através do e-mail revistaterceiramargem.ufrj@gmail.com .