Chamada para 2025-1: Oficinas de escrita: entre laboratórios do comum e textualidades experimentais

2023-12-04

Oficinas de escrita: entre laboratórios do comum e textualidades experimentais

 Organização: Ana Luiza Rigueto, Eduardo Coelho, Filipe Manzoni, Julya Tavares e Luciana di Leone

[Laboratório da Palavra/PACC - UFRJ]

Data limite para submissão de artigos: 1º de outubro de 2024. Publicação prevista para abril de 2025.

Em 2005, a revista Terceira Margem publicava seu 12o número, dedicado às oficinas de escrita. O dossiê, organizado pelas professoras Ana Maria Alencar e Ana Lúcia Moraes, se voltava para os desdobramentos de diferentes experiências inspiradas no Oulipo (em tradução livre, Oficina de Literatura Potencial), incorporando uma discussão a respeito de exercícios com restrições autoimpostas e explorando uma alternativa aos chamados “cursos de escrita criativa”, marcados, sobretudo, por um modelo vinculado ao contexto universitário estadunidense.

De lá para cá, o circuito da produção literária parece ter sido invadido por uma vasta gama de modelos e concepções de oficina, não apenas de escrita, multiplicando suas formas coletivas de produção e ampliando as possibilidades de seu caráter experimental. É sintomática, nesse sentido, a atualização de Reinaldo Laddaga de uma Estética da emergência (2006), para uma Estética de laboratório (2010): parece necessário reforçar, para além da emergência de novas formas estético-políticas do comum, seus vínculos com um caráter experimental, com o teste e a explicitação de um procedimento de busca permanente.

É notável, nesse contexto, o quanto a última década vem tomando as oficinas como um núcleo de desdobramento da experimentação, para além de um paradigma marcado exclusivamente pelos cursos de escrita expressiva. Seja enquanto estatuto epistêmico para a circulação de fragmentos textuais refratários a uma noção de obra fechada e autocontida, seja enquanto campo pedagógico experimental no qual as hierarquizações didáticas parecem especialmente flexíveis, seja enquanto espaço de estímulo à produção comunitária de textos de maneira a subverter um paradigma marcado pelo autor isolado, seja, ainda, como mecanismo de operação de comunidades de produção em contextos de sujeitos marcados pela alteridade – como no conceito de “letramentos de re-existência” de Ana Lúcia Souza (2011) –, as oficinas aparecem como uma espécie de núcleo comum em que as reformulações das noções de comunidade e produção de discurso assumem formas experimentais conforme a personalidade dos mediadores, suas estratégias criativas e o público-alvo a que se destinam, como aponta Violaine Houdart-Merot (2018).

É a partir desse panorama que a Terceira Margem convida a revisitar o tema das oficinas, de escrita ou que articulam outras linguagens e estéticas, situadas num entrecruzamento entre os laboratórios do comum e as textualidades experimentais. A revista espera receber textos como entrevistas, traduções, relatos de oficina, coletâneas de exercícios, artigos dedicados à reflexão teórica, ensaios, e demais formatos que busquem dar conta desse cenário heterogêneo, seja relendo e desdobrando circuitos já reconhecidos pela crítica do séc. XX, seja mapeando e/ou problematizando algumas das experiências do contexto contemporâneo brasileiro ou internacional.

 

BIBLIOGRAFIA

HOUDART-MEROT, Violaine. La création littéraire à l'université. Saint-Denis: Presses Universitaires de Vincennes, 2018.

LADDAGA, Reinaldo. Estética da emergência: a formação de outra cultura das artes. São Paulo: Martins Fontes, 2012.

__________. Estética de laboratório: estratégias das artes do presente. São Paulo: Martins Fontes, 2013.

SOUZA, Ana Lúcia Silva Letramentos de reexistência: poesia, grafite, música, dança: HIP-HOP. São Paulo: Parábola Editorial, 2011.

 

A Revista Terceira Margem é uma publicação quadrimestral (a partir de 2019) do Programa de Pós-graduação em Letras (Ciência da Literatura) da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Divulga pesquisas nas áreas de Teoria Literária, Literatura Comparada e Poética, voltadas para literaturas de língua portuguesa e línguas estrangeiras, clássicas e modernas, contemplando suas relações com filosofia, história, artes visuais, artes dramáticas, cultura popular e ciências sociais. Também se propõe a publicar resenhas críticas, para avaliação de publicações recentes. Buscando sempre novos caminhos teóricos, Terceira margem segue fiel ao título rosiano, à inspiração de um pensamento interdisciplinar, híbrido, que assinale superações de dicotomias em busca de convivências plurívocas capazes de fazer diferença.

É exigido que o autor possua o doutorado completo para submeter artigos. Serão aceitos artigos de mestrandos e doutorandos, desde que em parceria com um doutor.

Favor conferir as políticas editoriais e as Normas para apresentação de trabalhos da revista.

Para se cadastrar clique aqui.

TERCEIRA MARGEM: Revista do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Literatura. Universidade Federal do Rio de Janeiro, Centro de Letras e Artes, Faculdade de Letras, Pós-Graduação, ano IX, n. 13, 2005. Disponível em: http://www.ciencialit.letras.ufrj.br/terceiramargemonline/numero13/NUM13_2005.pdf. Acesso em: 17 nov. 2023.