Chamada para 2025-2: Literatura, Filosofia, Artes & Plantas

2024-01-25

Dossiê de 2025-2: Literatura, Filosofia, Artes & Plantas

Organização:

Marisa Flórido Cesar (Instituto de Artes da Universidade do Estado do Rio de Janeiro – IART/UERJ)
Ana Tereza Prado Lopes (Instituto de Artes da Universidade do Estado do Rio de Janeiro – IART/UERJ)
Wallysson Soares (Instituto de Estudos da Linguagem da Universidade de Campinas – IEL/UNICAMP)

Data limite para submissão de artigos: 1º de outubro de 2024. 

 

A proposta do dossiê — “Literatura, Filosofia, Artes & Plantas” — é refletir sobre uma questão que ganhou grande relevância nestas duas décadas do século XXI: a vida das plantas numa perspectiva cultural. Obviamente, a botânica, desde pelo menos o século XVIII, foi a ciência que se ocupou do universo vegetal, dentro de uma forte tradição positivista. No entanto, o que se convencionou chamar de “virada vegetal” (designação problemática, como muitas outras) ou plant studies não se limita mais a uma visão cientificista das plantas. No próprio âmbito da botânica, cientistas como Stefano Mancuso, Anthony Trewavas e Francis Hallé, entre muitos outros, passaram a atentar para a sensibilidade e a inteligência vegetal. Filósofos como Emmanuele Coccia, Michael Marder e Donna Haraway enfatizaram as relações complexas entre o humano e o não humano, sobretudo plantas e animais. Em 2021, Evando Nascimento publicou O pensamento vegetal: a literatura e as plantas (ed. Civilização Brasileira), no qual aborda esses e outros autores, bem como explora o modo como a literatura, a filosofia e as artes ampliam os horizontes de nossa compreensão do mundo vegetal. O escritor, ensaísta e artista visual foi também um dos curadores da FLIP 2021 “Nhe’éry, A Literatura & as Plantas”, cujas mesas-redondas podem ser visualizadas no Youtube. Assim sendo, a proposta é que se desdobrem novas questões no âmbito da literatura, da filosofia, das artes e das ciências, tendo este livro seminal como referência. Não se trata propriamente de ambientalismo nem de ecologia, embora articulações com essas perspectivas também estejam em foco. Abordagens apenas teóricas ou teórico-críticas sobre filósofos, escritores e artistas são desejadas, atentando-se sempre para uma visão inovadora do universo vegetal, esse nosso desconhecido.

 

A Revista Terceira Margem é uma publicação quadrimestral (a partir de 2019) do Programa de Pós-graduação em Letras (Ciência da Literatura) da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Divulga pesquisas nas áreas de Teoria Literária, Literatura Comparada e Poética, voltadas para literaturas de língua portuguesa e línguas estrangeiras, clássicas e modernas, contemplando suas relações com filosofia, história, artes visuais, artes dramáticas, cultura popular e ciências sociais. Também se propõe a publicar resenhas críticas, para avaliação de publicações recentes. Buscando sempre novos caminhos teóricos, Terceira margem segue fiel ao título rosiano, à inspiração de um pensamento interdisciplinar, híbrido, que assinale superações de dicotomias em busca de convivências plurívocas capazes de fazer diferença.

É exigido que o autor possua o doutorado completo para submeter artigos. Serão aceitos artigos de mestrandos e doutorandos, desde que em parceria com um doutor.

Favor conferir as políticas editoriais e as Normas para apresentação de trabalhos da revista.

Para se cadastrar clique aqui.

TERCEIRA MARGEM: Revista do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Literatura. Universidade Federal do Rio de Janeiro, Centro de Letras e Artes, Faculdade de Letras, Pós-Graduação, ano IX, n. 13, 2005. Disponível em: http://www.ciencialit.letras.ufrj.br/terceiramargemonline/numero13/NUM13_2005.pdf. Acesso em: 17 nov. 2023.