Entrevista com Rubens Fiqueiredo
DOI:
https://doi.org/10.55702/3m.v15i24.10942Resumo
No primeiro semestre de 2011, duas turmas de graduação em Letras
da UFRJ discutiam o romance Passageiro do fm do dia, de Rubens Figueiredo, no curso de Teoria Literária IV. O livro havia sido lançado poucos meses antes, no fnal do ano anterior, sua recepção ainda se limitava a poucas resenhas. O que os alunos tinham como tarefa era, portanto, o arriscado exercício da crítica de primeiro momento.
Com o intuito de incrementar os recursos para esse trabalho, Bruno
Nascimento dos Santos e Adonis da Nóbrega, então monitores do departamento de Ciência da Literatura, convidaram o autor para um debate com
os alunos da Faculdade de Letras, ocorrido em 20 de junho de 2011 e mediado pela editora deste número de Terceira Margem. A conversa ganhou
a forma de entrevista na qual, como se pode notar pela transcrição que se
segue, o escritor explicitou as principais preocupações que o mobilizaram
durante o processo de composição, revelando posicionamentos críticos bem
defnidos em relação à literatura e à sociedade contemporâneas
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).