Contextos e pistas: um editorial de "pensamento da América"
DOI:
https://doi.org/10.55702/3m.v14i23.10946Resumo
O problema de como ler um editorial de “Pensamento da América”, um dos suplementos culturais de A Manhã (jornal ofcial do Estado Novo), dá lugar às reflexões deste artigo. A reconstrução do contexto histórico em quese publica este texto -- em janeiro de 1942 e durante um encontro de chanceleres dos estados americanos no Rio de Janeiro -- é de importância decisiva para sua interpretação. A perspectiva teórica articulada pelo historiador Carlo Ginzburg, apoiando-se na estratégia do círculo hermenêutico, abre caminho para a
reconstrução e interpretação recíproca de texto e contexto.
Downloads
Publicado
2017-06-27
Edição
Seção
Artigos
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).