Avant- e Arrière-garde no cânon literário: o caso das revisões de Kilkerry e Sousândrade por Augusto e Haroldo de Campos
DOI:
https://doi.org/10.55702/3m.v14i23.10950Resumo
O contínuo reajustamento do cânon literário indica o dinamismo da história da literatura em suas reflexões e reconsiderações de definições e terminologias. O seguinte artigo discute o caso específco do reposicionamento canônico dos autores Kilkerry e Sousândrade pelos vanguardistas Augusto e Haroldo deCampos segundo seus critérios e verifcando a compatibilidade destes com aqueles aplicados comumente.
Augusto e Haroldo de Campos encontramse eles mesmos à margem do cânon literário, sendo ao mesmo tempo conhecidos mundialmente no contexto do movimento de poesia concreta. Assim, as considerações internacionais utilizadas pelos concretistas brasileiros -- tais como o estabelecimento do próprio paideuma -- têm uma forte influência nos dois casos aqui apresentados.
O ato de reintegração, sob novos aspectos, de autores já posicionados na história da literatura funciona como questionamento dos critérios canônicos então vigentes. Tendo em vista a vanguarda como pano de fundo das ações de dois de seus representantes, foi aplicada a dialética de William Marx acerca da arrière- e da avant-garde no contexto brasileiro.
Downloads
Publicado
2017-06-27
Edição
Seção
Artigos
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).