Aspectos psíquicos de personagens da literatura contemporânea de autoria feminina: dependência, vingança, solidão
DOI:
https://doi.org/10.55702/3m.v13i20.11036Resumo
O objetivo deste artigo é problematizar a condição das personagens mulheres representadas na literatura brasileira contemporânea de autoria feminina: personagens que transitam da condição de sujeitamento à Ordem falocêntrica ao tratamento igual entre os gêneros. A marca dessa literatura é representar personagens cujos perfis psíquicos vão da dependência físico-psicológica ao homem (quando não questionam a Ordem e vivem felizes nela), passam por um estágio de vingança (quando tomam consciência do sujeitamento e da possibilidade de lutar contra essa situação) e culminam com a solidão (quando as personagens plenamente “emancipadas” sofrem as conseqüências do tratamento igual).Centramos a discussão na contística de Ivana Arruda Leite.
Downloads
Publicado
2017-06-29
Edição
Seção
Artigos
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).