Controvérsias sobre mestiçagem no Brasil em Marilene Felinto
DOI :
https://doi.org/10.55702/3m.v13i20.11040Résumé
A representação positiva da mestiçagem no imaginário da sociedade brasileira foi utilizada como resolução simbólica do conflito entre colonizador e colonizado e entre raças/culturas distintas. Isto não apagou a verdade histórica da violência da escravatura nem a evidência de que a miscigenação tem apenas operado como uma solução para o dilema das elites brasileiras porque significa a obliteração da diferença racial. Este texto procura entender estas contradições sofridas por umaescritora mestiça, Marilene Felinto, em seu processo de transformação dessa realidade em produção literária.
Téléchargements
Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.
Téléchargements
Publié-e
2017-06-29
Numéro
Rubrique
Artigos
Licence
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).